sexta-feira, julho 30, 2010

Links Comentados #10 - Privacidade na Internet

Na volta desta seção ao blog: proteção para a vulnerabilidade dos atalhos, usuários do Facebook (mais) expostos e aplicação suspeita encontrada no Android Market.

Proteção Para a Vulnerabilidade dos Atalhos

Enquanto a Microsoft não publica uma correção para a vulnerabilidade em atalhos (shortcuts) que eu já mencionei por aqui, os autores de malware estão fazendo a festa.

A Sophos anunciou um utilitário grátis para detectar e bloquear ataques a esta vulnerabilidade:

http://www.sophos.com/blogs/gc/g/2010/07/26/shortcut-exploit-free-tool/


Detalhes PÚBLICOS de 100 Milhões de Usuários do Facebook Distribuídos em Torrents

Sim, as notícias falam em 100 milhões e sim, os dados estão circulando por aí. Mas não se trata de nenhuma violação de segurança, simplesmente um "pesquisador" fez um script para coletar informações públicas dos usuários do facebook. Como disse um outro especialista: "informações que você coloca na internet ficam disponíveis na internet".

É claro que não ajuda o fato do Facebook incentivar o compartilhamento de informações. Depois do "seguro por padrão" é hora do "privativo por padrão".

http://www.theregister.co.uk/2010/07/29/facebook_user_data_published/
http://www.sophos.com/blogs/gc/g/2010/07/29/details-100-million-facebook-users-exposed-internet/

Aplicativo Suspeito no Android Market

Um aplicativo de papel de parede está sendo acusado por uma firma de segurança de coletar informações do usuário e enviá-las para um site na China.

Esta acusação realça as discussões sobre as diferenças de filosofia entre as lojas de aplicativos da Google e da Apple. Pessoalmente não compartilho a opinião de que a loja da Apple seria totalmente segura. Tenho muitas dúvidas sobre a profundidade da análise da Apple (lembrar que eles não tem o código fonte para análise) e nenhuma dúvida sobre a competência de alguns em esconder o funcionamento de programas. Eu gosto da liberdade de instalar o que quiser nos meus computadores. Aliás, este é o modelo dos computadores pessoais e a existência de trojans é um preço que estou disposto a pagar.

http://www.theregister.co.uk/2010/07/29/suspicious_android_app/
http://www.sophos.com/blogs/gc/g/2010/07/29/details-100-million-facebook-users-exposed-internet/

Nenhum comentário: