quinta-feira, julho 15, 2010

Deve a Apple Fazer um Recall do iPhone 4?

A esta altura você provavelmente já ouviu falar no problema da antena do iPhone 4. Começou como um murmúrio nos tubos da internet e chegou às seções de economia. Se as primeiras menções a recall soavam como absurdos, esta opção passa a ser discutida seriamente por analistas.

O Problema Técnico

A melhor análise que vi até agora foi da AnandTech. Resumindo:
  • O iPhone 4 usa como antena uma faixa de metal na borda do aparelho. A borda está dividida em duas partes, uma para Bluetooth, WiFi e GPS e outra para GSM.
  • Esta antena externa dá ao iPhone 4 um desempenho muito melhor que a geração anterior (iPhone 3GS) em condições de sinal baixo.
  • Quando um telefone é empunhado há uma atenuação do sinal. Isto é mais perceptível no caso de antenas externas.
  • A situação do iPhone 4 é piorada pelo fato da faixa de metal não estar isolada. Um ponto crítico é a região onde existe a divisão entre as duas partes.
O problema de forte redução da qualidade da conexão quando a faixa de metal é tocada foi reproduzido de forma mais ou menos rigorosa por muita gente. Em particular o Consumer Reports (uma revista americana especializada em publicar análise de produtos) afirma ter reproduzido o problema em condições bem controladas.

O resultado é que embora o iPhone 4 possa ter, nas condições apropriadas, um desempenho melhor que outros telefones, muitos usuários acabam vivenciando um desempenho muito pior.

Algumas Soluções

Uma solução é simplesmente segurar o telefone de uma forma adequada. Embora não requeira mudança de software ou hardware requer algo mais complicado: a mudança de comportamento das pessoas. Algumas naturalmente já seguram o telefone de forma adequada, outros não. Dizer que estes últimos estão segurando de forma "errada" e obrigá-los a segurar da forma "certa" não é tarefa simples.

A solução mais óbvia é isolar a faixa de metal. Isto pode ser feito de forma grosseira (com uma fita adesiva), usando uma capa protetora ou através de algum acabamento especial (chegaram a sugerir uma camada de diamante).

Uma solução mais complexa é rever totalmente o projeto, por exemplo colocando a antena internamente.

O Problema de Relações Públicas

Até o momento a reação da Apple ao problema parece estar seguindo as listas de "não fazer" dos manuais de relações públicas. O problema foi negado. Foi dito que os usuários estavam segurando o telefone errado. Disseram que era um problema de software (indicação de sinal mais forte que o real).

A partir de um certo nível de divulgação de problemas, pesa mais a forma como o consumidor se sente tratado do que questões objetivas como a gravidade do problema. A Apple tem tirado muito proveito da força da sua marca. Milhões de unidades são vendidas em pré-venda e nos primeiros dias, antes que a qualidade dos produtos possam ter sido confirmadas. Pessoas ficam acampadas esperando a data de lançamento de um iPad porque confiam que Steve Jobs fará o produto certo.

Até o momento as vendas do iPhone 4 não foram afetadas pelo problema. Entretanto, aumenta a cada dia a possibilidade de um possível comprador escutar a pergunta "mas este aparelho não é podre?".

Os advogados já sentiram o cheiro de sangue e começaram os processos. Mais que os efeitos monetários diretos, estes processos podem consumir tempo da Apple e dificultar as soluções (já que o jurídico vai querer analisar o impacto de cada solução proposta nos processos em curso).

Recall?

Soa absurdo imaginar a Apple publicando um anúncio solicitando aos compradores de iPhone 4 levarem seus aparelhos para uma troca ou reparo, para evitar uma perda de sinal quando o produto é segurado de determinadas formas. Mas se ela seguir no rumo atual corre o risco a se obrigada a fazer isto (o que é muito pior que fazer espontaneamente).

Antes dos processos e da notícia sair das páginas técnicas dava para a Apple sair por cima dando um desconto nas capas. Agora ela precisa fazer algo mais forte. E rápido.


Atualização 15/7 9:20: já tem gente literalmente apostando no recall ou não recall.

3 comentários:

AkitaOnRails disse...

Então, esse assunto é mais noise do que qualquer outra coisa. O argumento mais simples é o seguinte: já foram vendidos mais de 2 milhões de unidades pelo mundo. Todo consumidor tem o direito de devolver o produto sem custo em até 30 dias.

Mesmo assim, você não vê uma massa de gente na frente das Apple Store fazendo devoluções. Portanto não é um problema global que necessita de um recall.

Não quer dizer que o problema não exista, mas pelas evidências, atinge uma fração muito pequena da população. A Engadget falou com diversos outros colunistas de diversas partes dos Estados Unidos e você pode ver que é inconclusivo. Não há unaminidade em dizer que a antena não funciona.

http://www.engadget.com/2010/07/13/yes-the-iphone-4-is-broken-no-the-iphone-4-is-not-broken/

Portanto, o que está acontecendo é um efeito cascata de blogueiros com pouca evidência fazendo muita especulação simplesmente porque falar de Apple dá muita audiência. Falar mal de Apple dá mais audiência ainda. E quem está reclamando mais não são os consumidores do iPhone 4 mas sim justamente as pessoas que nem compram produtos Apple. E se alguém que comprou iPhone diz "mas eu estou contente", eles dizem "você está errado" - absurdo :-)

O que não está ajudando, claro, é o Public Relations da Apple não estar se pronunciando a respeito. Mas - talvez - isso mude esta sexta-feira porque eles marcaram uma apresentação com a imprensa:

http://www.engadget.com/2010/07/14/apple-to-hold-press-conference-on-iphone-4-this-friday/

De qualquer forma, eu não vejo motivos para não comprar um iPhone 4 e pretendo fazê-lo assim que possível :-)

Vinicius K-Max disse...

Comentários de Apple fanboys são sempre constrangedores. O @AkitaOnRais alega que o problema no iPhone 4 não é sério já que pouca gente tem devolvido o aparelho. E que tal levar em conta que as ovelhas do rebanho de Jobs se preocupam mais em ostentar a maça mordida na traseiro do aparelho do que com a TOTAL funcionalidade do mesmo? Ou alguém duvida que se o aparelho deletasse todas as músicas diariamente, ainda assim um mar de deslumbrados não o trocaria por nada?

Daniel Quadros disse...

Akita:

Acho que não foi o seu propósito, mas eu me encaixo bem na descrição de "blogueiros com pouca evidência e que não comprou (até agora) produtos da Apple"! E devo admitir que este post teve boa audiência.

Como praticamente todas as decisões de engenharia, a antena do iPhone 4 traz consequências positivas e negativas. Eu acho que o que dá muita evidência ao assunto é a relutância da Apple (e dos chamados fanboys) em aceitar a existência de compromissos no projeto, agindo às vezes como se os produtos Apple fossem perfeitos para todos.

O pessoal não devolve o iPhone 4 porque não vivenciou o problema ou porque o considera irrelevante frente às demais qualidades do equipamento (inclusive o melhor desempenho da antena em condições normais).

Não vejo porque contestar a sua afirmação de que não vê motivos para você comprar um iPhone 4, assim como não contestaria alguém que achasse inadmissível ele próprio comprar um aparelho com bateria inacessível pelo usuário (só para citar uma outra decisão de projeto). O que fica complicado é quando alguém prega que é "heresia" uma outra pessoa comprar ou deixar de comprar um produto.

Abcs.