domingo, setembro 06, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Please Please Me


"Please Please Me" é o primeiro álbum dos Beatles, sendo notável por vários motivos.

O primeiro deles é que é essencialmente um álbum ao vivo. George Matin quis lançar o álbum rapidamente e a solução foi gravar o repertório habitual dos shows dos Beatles. Os recursos técnicos da época não permitiam grandes alterações no que tinha sido gravado (o que hoje é padrão nos discos chamados de "ao vivo").

A gravação da maior parte do álbum foi feita em um dia (11 de fevereiro de 1963), das 10 da manhã até um pouco depois das 10 da noite (iniciando uma rotina de quebrar as regras do estúdio). As quatro músicas adicionais tinham sido gravadas anteriormente e lançadas em compactos.

A gravação foi feita em dois canais. Na época a mixagem mais importante para os discos "pop" era a mono (visando as vitrolas portáteis dos jovens). Por este motivo, a gravação concentrava os intrumentos em um canal e os vocais no outro; o que permitia controlar o volume relativo dos vocais na mixagem. Como consequência, as versões estéreo dos primeiros discos dos Beatles soa estranha.

Das catorze músicas no disco, nada menos de oito eram composições de Lennon/McCartney (por erro indicadas na capa e no disco a McCartney/Lennon). Na época era uma surpresa um grupo (ainda mais novo) lançar um disco onde eles próprios fossem responsáveis pelos vocais, instrumentos e composição. Com o sucesso dos Beatles, isto passaria a ser mais frequente.

Mais um detalhe curioso: a faixa título foi gravada e lançada como compacto antes da gravação do resto do álbum. Posteriormente ao lançamento do álbum foram lançados dois singles com músicas extraídas do álbum.

O álbum mostra alguns dos pontos que iriam caracterizar as obras dos Beatles: composições inspiradas, bons vocais e boas harmonias e sacadas de produção (como a inclusão da contagem no início do disco).

Vamos às músicas.

I Saw Her Standing There

Uma composição principalmente de Paul, completada com a ajuda de John. O vocal principal é de Paul, que inclui esta música em seus shows até hoje. É uma música enérgica, a começar pela contagem inicial em voz alta (que foi colada de um take diferente do restante da música).

Misery

Composição conjunta de John e Paul, que dividem os vocais. Esta música é uma das poucas que receberam uma sobreposição significativa (overdub), no caso o piano tocado por George Martin. Para facilitar, a gravação foi feita com o dobro da velocidade normal; a parte de piano foi tocada uma oitava a baixo (e mais lentamente) com a fita tocando a velocidade normal.

Anna (Go To Him)

Cover de uma balada lenta, cantada por John com backing de Paul e George. Na parte instrumental, Ringo cuida bem do ritmo incomum e George toca a guitarra que marca a música.

Chains

Música composta por Carole King e Gerry Goffin, tem vocal de George e a harmônica de John Lennon.

Boys

Outro cover, é a oportunidade de Ringo assumir os vocais.

Ask Me Why

Música de Johm, cantada por John, com harmonias de Paul e George.

Please Please Me

Composição de John (e cantada por ele), tinha originalmente um ritmo mais arrastado, tentando imitar Roy Orbison. Por sugestão de George Martin, o ritmo foi acelerado e surgiu assim o lado A do segundo compacto dos Beatles e seu primeiro grande sucesso. Traz as harmonias de George e Paul e a harmônica de John, característica desta fase inicial. A tocada competente de Ringo espantou de vez as dúvidas de George Martin.

Existem três mixagens diferentes desta música: a do compacto, a do álbum mono (com eco adicional) e a do álbum estéreo (refeita a partir das gravações originais).

Love Me Do

Considerada o começo do sucesso (lado A do primeiro compacto). George Martin pretendia que os Beatles gravassem uma música de outros compositores, mas eles insistiram em um música própria. É uma composição conjunta de John e Paul, que também dividem os vocais. Começa com a harmônica de John, que aparece novamente em outros pontos da música (o que obrigou Paul a assumir um pedaço de vocal que normalmente não cantava).

Foi gravada três vezes com bateristas diferentes: Pete Best, Ringo e Andy White (um músico de estúdio trazido por George Martin por não confiar em Pete e Ringo). A versão do álbum é a com Andy White.

P.S. I Love You

O lado B de Love Me Do, foi composta principalmente por Paul, que assume os vocais. Na bateria, novamente Andy White que coloca uma batida bem diferente da característica da fase inicial dos Beatles.

Baby It's You

Uma balada composta por Burt Bacharach, com John no vocal principal e harmonias de Paul e George.

Do You Want To Know A Secret

Composição conjunta de Paul e John, feita especificamente para ser cantada por George.

A Taste of Honey

Outro cover, cantado com a tradicional competência por Paul.

There's A Place

Outra composição conjunta de Paul e John. Destaque para os vocais em harmonia dos dois.

Twist And Shout

Fechando o álbum e a sessão do dia 11, John Lennon solta a voz neste cover. A gravação foi deixada por último justamente por forçar a voz de Lennon, que ainda por cima estava gripado no dia. O que se escuta no disco é o primeiro take; foi feita em seguida uma segunda gravação completa mas a voz de John estava realmente gasta.

Para quem perde tempo comparar John com Paul: Paul gravaria outro número "destrói garganta" (Long Tall Sally) também em um take.

Nenhum comentário: