sábado, setembro 12, 2009

Os Álbums dos Beatles - With The Beatles


Por mais surpreendente que possa parecer nos dias de hoje, os planos de George Martin e Brian Epstein eram para os Beatles lançarem dois LPs e quatro compactos por ano. Considerando que os Beatles faziam questão de gravar material próprio, isto exigia uma grande capacidade de composição - e isto não faltou neste início de carreira.

Oito meses após o lançamento de Please Please Me era lançado With The Beatles, com oito novas composições próprias. Entre os dois, dois compactos ('From Me To You'/'Thank You Gir'l e 'She Loves You'/'I'll Get You'). Uma semana depois, mais um compacto ('I Want To Hold Your Hand'/'This Boy'). E o LP não continha nenhuma das seis músicas dos compactos!

"With The Beatles" foi para o topo das paradas, substituindo "Please Please Me". Com estes dois álbums os Beatles ocuparam o topo por 51 semanas consecutivas.

Várias músicas deste disco tiveram uma número grande de takes e receberam sobreposições (overdubs). No último dia de gravação começou a ser usado gravador de quatro faixas, o que aumentava a flexibilidade tanto da gravação quanto da mixagem. Os Beatles começavam a fugir do "som ao vivo" do primeiro LP e partir para obras mais complexas.

Embora algumas destas músicas sejam consideradas menores (tanto pelos Beatles como por críticos) é evidente o avanço dos Beatles como compositores e interpretes.

Vamos às músicas:

It Won't Be Long

Composta principalmente por John, que assume o vocal solo, contém algumas características típicas dos primeiros sucessos, como o formato pergunta-e-resposta e os "yeah-yeahs" (que fizeram o estilo ser chamado de "iê-iê-iê" no Brasil).

All I've Got to Do

Composição de John, cantada pelo próprio. Nas palavras dele, uma música feita para o mercado americano pois telefones não faziam parte da vida dos garotos ingleses.'

John estava tentando copiar o estilo de Smokey Robinson (compositor de "You Really Got A Hold On Me", também presente no disco). Nos primeiros discos dos Beatles era comum eles adorem os estilos dos seus ídolos, que rapidamente ultrapassaram.

All My Loving

Composta e cantada por Paul, é uma espécie de country acelerado, o que é destacado pelo solo de George. Faz até hoje grande sucesso nos shows de Paul, de alguma forma a música parece convidar quem a escuta a cantar junto.

Don't Bother Me

A estreia de George como compositor. Com uma temática mais sombria que as músicas dos Beatles na época, nunca foi considerada grande coisa por George. O clima da música é gerado por um vocal "dobrado" de George, forte reverbação nas guitarras e alguns instrumentos diferenciados na percurssão.

Little Child

Composta por Jonh e Paul para ser cantada por Ringo, acabou sendo cantada por eles mesmos, que a consideravam uma canção menor, apenas para completar o álbum (filler). A harmônica de John tem bastante destaque; quem toca o piano é Paul.

Till There Was You

Cover de uma balada sem guitarras elétricas, mostrando a versatilidade dos Beatles em atingir diversos tipos de plateia. O vocal é de Paul.

Uma curiosidade: Beto Guedes gravou uma versão em português (com um forte sotaque mineiro) chamada "Quanto Te Vi" - veja no YouTube.

Please Mister Postman

Um cover que fazia inicialmente parte das apresentações ao vivo no Cavern. Vocal principal de John ("double tracked").

Roll Over Beethoven

Como disse John, se você quiser chamar rock and roll de outra coisa, chame de Chuck Berry. Cover com George nos vocais.

Hold Me Tight

Composta principalmente por Paul (que faz o vocal principal). Considereda fraca por eles mesmos.

You Really Got A Hold On Me

Outro cover, com vocais soberbos de John e George. George Martin toca o piano.

I Wanna Be Your Man

Composição que John e Paul fizeram para os Rolling Stones (e completada num canto de sala na frente dos Stones!), acabou sendo aproveita para ser o vocal de Ringo no disco.

Devil In Her Heart

George assume os vocais deste cover.

Not A Second Time

Música e vocais (double tracked) de John. Mais uma vez, John estava tentando copiar o estilo de Smokey Robinson.

Money

Para completar o disco, um cover enérgico com Lenon mais uma vez nos vocais e várias sobreposições de piano por George Martin.

Nenhum comentário: