domingo, setembro 20, 2009

Os Álbums dos Beatles: A Hard Day's Night


Menos de dois anos após o primeiro compacto, saia o terceiro álbum dos Beatles. Desta vez todas as composições eram próprias (e, caso único, todas de Lenon-McCartney). John Lenon domina a composição sendo responsável pela maioria das músicas.

Com a Beatlemania em seu auge, "A Hard Day's Night" contém em seu lado A as músicas do filme de mesmo nome (que aqui nestas terras recebeu o infame nome "Os Reis do Ie-ie-ie"). O nome original vem de um malaproprismo de Ringo (menção incorreta de uma expressão corriqueira).

Além da crescente sofisticação das composições, o som é marcado pela nova guitarra de 12 cordas de George. Algumas músicas (I'll Cry Instead, Things We Said Today) revelam preocupações além do "garoto ama garota".

Embora todas as músicas tenham sido gravadas em quatro canais, o que permite uma mixagem estéreo decente, o álbum foi lançado em CD na versão mono.

Vamos às músicas:

A Hard Day's Night

A faixa título, que precisou ser composta após a escolha do nome do filme. John (com ajuda de Paul) a compôs de um dia para outro. Os dois compartilham os vocais. A música abre com um acorde inesquecível.

I Should Have Known Better

Composta e cantada por John, que afirma ser sua primeira composição inspirada por Bob Dylan. Abre com a harmônica de John (a última vez que isto acontece).

If I Fell

Mais uma música escrita for John, que divide os belos vocais com Paul.

I'm Happy Just to Dance with You

Composta por John especificamente para ser cantada por George.

And I Love Her

Uma bela balada acústica, composta principalmente por Paul.

Tell Me Why

Mais uma música composta e cantada por John.

Can't Buy Me Love

Lenon pode ter composto a maioria das músicas do álbum, mas Paul também deixou suas marcas. "Can't Buy Me Love" é uma destas músicas pulsantes que mexem com as pessoas.

Any Time At All

Outra música composta principalmente por John, que assume com categoria os vocais.

I'll Cry Instead

Composta por John, é uma espécie de country acelerado. As letras começam a revelar a angústia e insatisfação de John (cujo auge talvez seja Help!). Esta música foi gravada em duas partes, coladas na mixagem.

Things We Said Today

Terceira composição de Paul para o álbum (para quem estiver contando).O vocal de Paul é double-tracked (gravado duas vezes), porém em alguns trechos a segunda gravação bate tão perfeitamente com a primeira que não é percebida. O ritmo se altera durante a música, de balada para rock e vice-versa.

When I Get Home

John compôs e canta esta música (parte em falseto), que possui algumas mudanças incomuns de acordes.

You Can't Do That

John compôs, canta e toca o solo de guitarra desta música semi-autobiográfica. O tema ciúmes voltaria em outras de suas músicas (como "Jealous Guy").

I'll Be Back

Fechando o álbum uma composição sofisticada de John, com um ambiente mais intimista e escuro.

Nenhum comentário: