terça-feira, setembro 02, 2008

Seis Problemas com Lojas On-line

Embora as lojas on-line (ou lojas virtuais ou etc) não sejam nenhuma novidade, é frequente me defrontar com alguns problemas. Segue abaixo uma lista desorganizada de alguns deles:

Buscas excêntricas
Vários sites são extremamente sensíveis à grafia dos termos de busca. Outros são sensíveis de menos e acabam retornando uma quantidade imensa de itens não relevantes. Para complicar, poucos possuem uma "busca avançada" com critérios adicionais de busca.

Emails de confirmação não confiáveis
Todos os sites dizem que estão enviando um e-mail de confirmação do pedido, porém em várias compras num site "famoso" não veio nada. Para contrabalançar, teve um outro site que enviou a confirmação uma meia dúzia de vezes. O que parece não falhar são os e-mails de propaganda.

Endereços de entrega
Normalmente eu prefiro receber o que compro no trabalho, onde eu estou na maior parte do horário comercial (que é o horário de entrega do Sedex e da maioria das empresas). Ocasionalmente eu quero que a compra seja entregue em um outro endereço (por exemplo, quando é presente). Não creio que estas necessidades sejam somente minhas. Entretanto, a maioria dos sites assume que a entrega será sempre no endereço do cadastro (que normalmente é o residencial) e te obrigam a re-digitar o endereço.

O prêmio vai para um site onde eu fiz uma compra hoje. Para entrar na tela de cadastro, ele pergunta o CEP (obviamente entrei com o da minha casa). No cadastro tem lugar somente para o endereço de entrega, que veio preenchido conforme o CEP. Felizmente o site permitia mudar os dados inclusive o CEP. Infelizmente o site montou o endereço de entrega com os dados que eu digitei mais o CEP inicial (ignorando o CEP digitado junto com o endereço). O jeito foi ligar por telefone e pedir para corrigir (ponto positivo: a correção apareceu na hora na internet).

Bugs - Alguém testa site antes de por no ar?
Esta foi na semana passada. Procurando um DVD, encontrei por um bom preço em um site em que eu já tinha feito compras. Na hora de confirmar o pedido, o site informou que o meu cadastro estava incompleto: faltava a cidade. Na tela estava o CEP, a rua e o estado. Ok, alguém não pensou em pegar a cidade a partir do CEP. Tudo bem, é só selecionar na drop-list, clicar em Salvar... e obter um erro dizendo que a cidade 0 não pertence ao estado. Santo nenhum fez a site aceitar a cidade. Experiementei até entrar com outro CEP: novamente veio a rua e o estado e nada da cidade.

O site tem uma ajuda on-line: sou o oitavo da fila. Felizmente anda rápido (desconfio que é gente desistindo). Quando explico o problema para a atendente, ela dá um cut-and-paste de uma explicação de como apagar os cookies no IE. Explico que não estou usando IE e que não pretendo apagar os meus cookies. Impasse, acabei comprando em outra loja.

No dia seguinte entrei novamento no cadastro e a cidade estava magicamente preenchida...

Status incompletos e desatualizados
Fica muito bonito colocar na tela um "acompanhe o seu pedido", porém pouca gente se preocupa em deixar claro qual o encaminhamento de um pedido e/ou atualizar com frequência razoável o andamento. Já ocorreu do pedido ser entregue antes do site indicar que ele tinha sido expedido. As indicações do andamento são muita vezes vagas, dúbias ou enigmáticas. O que nos leva ao ponto seguinte...

Os loucos administrando o hospício
Regra número 1 de usabilidade: lembre-se que o usuário não é um desenvolvedor. Muitos sites insistem em apresentar mensagens extremamente técnicas. Menção (des)honrosa para o site que indica com "transação não concluída" quando o pedido foi aceito, a mercadoria separada e despachada mas ainda não entregue.

Nenhum comentário: