domingo, setembro 21, 2008

O Sistema Operacional da HP para PCs

A grande notícia da semana passada seria o sistema operacional sendo desenvolvido pela HP. Seria, se não tivesse sido negado. A notícia, entretanto, justifica alguns comentários.

Boa notícia para o Linux?

A notícia foi aplaudida por muita gente (antes de ser desmentida), principalmente pelos fãs do Linux (entre outros motivos por que supostamente o novo sistema seria baseado no núcleo do Linux).

Na minha (muitas vezes errada) opinião, o fato do anúncio de um novo sistema ser recebido com entusiasmo mostra um certo descontentamente com as opções atuais. E isto coloca o Linux ao lado do Windows.

A HP desenvolvendo Sistemas Operacionais?

Provavelmente a geração atual enxerga a HP como um fabricante de impressoras que também fabrica PCs e notebooks. Em compensação, o meu pai se lembra da HP como um fabricante de equipamentos de teste e medição. Na verdade a HP tem uma das mais belas histórias entre as empresas de tecnologia (enquanto comandada pelos seus fundadores), desde que começaram a trabalhar literalmente na garagem (garagem esta que foi agraciada em 1989 como o 'berço do Vale do Silício').

Em 1966 a HP lançou o seu primeiro minicomputador, voltado para o controle automático de equipamentos de medição. Embarcou em seguida em um projeto ambicioso que, após uma traumática mudança de curso, resultou no HP3000. Que tinha um sistema operacional desenvolvido pela própria HP, o MPE.

A HP atuou intensamente no mercado de minicomputadores. Alguns consideram até que a HP criou os primeiros micros, porém preferiu (por motivos de marketing) lança-los como calculadoras programáveis ao invés de micros.

Os mini mais recentes da HP utilizam uma variação própira do Unix, o HP-UX. Com a fusão com a Compaq, a HP adquiriu o espólio da DEC (que ironicamente ela quase comprou no início dos anos 60) e com isto o OpenVMS.

Portanto, o desenvolvimento de sistemas operacionais não seria algo inédito na HP (porém é bom lembrar que a HP não é mais a mesma após a passagem da Carly Fiorina).

Uma Camada Sobre o Windows?

No desmentido do desenvolvimento de um novo sistema operacional, a HP confirmou o trabalho em uma camada para facilitar o uso do Windows.

Por curiosidade, não é a primeira vez que a HP faz isto.

Sugestão de Leitura

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o passado da HP, recomendo o livro "The HP Way" de David Packard.

Um comentário:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Ouvi alguma coisa que o HP-UX seria descontinuado.