terça-feira, setembro 09, 2008

FUNBEC e os Kits Científicos

Este post nasceu da idéia de preparar uma lista de sugestões de presentes "diferenciados" para o dia da criança. Infelizmente, parece que está indo mais para a linha de lembranças de grandes brinquedos do passado que sumiram com os anos.

Uma das minhas lembrança de infância são os kits científicos da FUNBEC, particularmente o computador "Gabriela I".


A FUNBEC era uma fundação privada, com apoio inconstante do governo, que criou uma série de kits científicos no final dos anos 60 e nos anos 70. O seu ponto alto foi a coleção "Os Cientistas", publicada pela Editora Abril.


Foram 50 kits lançados a cada duas semanas. Cada kit continha a biografia de um cientista e material para realizar experiências relacionadas. Tínhamos a coleção completa em casa, mas admito que fiz apenas parte das experiências. Uma lembrança eram os ocasionais passos aparentemente simples, descritos em uma frase curta, que se mostravam quase impossíveis na prática!

Uma pesquisa na internet revela o quanto se esqueceu deste empreendimento. Um artigo curto pode ser encontrado em

http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/kitcienc.htm

Uma entrevista com o principal dirigente da FUNBEC, Isaias Raw, está em

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=2860&bd=1&pg=1

A FUNBEC faliu em 1988.

25 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que no Brasil estímulo a ciência como estes sejam muito raros. Na Alemanha desde 1930 são possíveis adquirir kits de química, física, bologia.
Por isto entende-se a produção cientifica naquele pais ser o que é !! Mandei buscar alguns desdes que acabam saindo caros pelos impostos que pagamos o melhor atual é o KOSMOS C3000 cerca de 150EUR / 200 US no ebay.de / ebay.com

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se vc ainda tem esses kits ou pelo menos os fasciculos. Se tiver mandar email para carlospk@globo.com. Obrigado.

Unknown disse...

Caros,

Eu, há tempos penso em reeditar esta iniciativa uma vez que traria um grande benefício ao ensino de ciência no Brasil. Conforme comentado aqui, é surpreendente quão pouco citado este empreendimento é. Eu tive os 50 kits, tenho ainda parte de muitos e ainda uso exemplos em salas de aulo. Posso com certeza dizer que aqueles tantos experimentos que realizava em casa nos anos 70 formaram a base de minha formação científica. Mais uma vez, gostaria de ter sugestão de nomes/meios de contacto da antiga FUNBEC e/ou da Abril Cultural para que pudese iniciar um projeto novo. Agradeço já as contribuições.

Newton C. Frateschi
Professor IFGW UNICAMP

Daniel Quadros disse...

Newton,

É bom saber que alguem está interessado em re-editar esta inciativa. Infelizmente o mais perto que cheguei foi ao artigo que eu linkei, com uma entrevista de 2005 com Isaias Raw. Pelo site do Instituto Butantan ele ainda é presidente da Fundação Butantan, eu sugiro você tentar contactá-lo.

Abraço,

cipexbr disse...

Parabéns pela lembrança e divulgação dessa maravilha.
Sou pedagogo e também fiz parcialmente a coleção "Os Cientistas". Também reparto o interesse em divulgar ou retornar idéia similar a de Isaias Raw. Por suas entrevistas é possível perceber que existe uma negociação para o retorno da coleção. De minha parte penso em fazer um blog exclusivo com as imagens dos fascículos e das experiências para quem sabe estimular uma campanha de professores e interessados em estimular o retorno dessa fantástica coleção. Lamentavelmente não tenho todos os fascículos e agradeceria se meu colega, o Prof. Newton me envia-se imagens dos fascículos faltantes para inserir no blog. Peço que entre em contato comigo pelo email cipexbr@yahoo.com pois penso que juntos somando esforços possamos tentar entrar em contato com o pesquisador Isaias e com a editora Abril.
Uma pergunta. Porque meus fascículos começam com o Volta e o newton está com o número 3? Seriam 2 edições? Ou lançaram de forma diferente em regiões brasileiras? Sou de Curitiba.
Att,

Carlos Alberto Machado
Doutor em Educação pela PUC-Rio

cipexbr disse...

Também encontrei outro profesor interessado em ressucitar a coleção nas bancas. Trata-se do Profº HERCH MOYSÉS NUSSENZVEIG
Paulistano, de 72 anos, autor de 11livros, entre eles a famosa série Curso de Física Básica, que vendeu mais de 100 mil cópias.
Físico pela USP, é professor emérito da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT52152-15228-52152-3934,00.html
Também escrevi alguma coisa sobre a coleção em meu blog:
http://futurantiqua.blogspot.com/
Se todos, unissemos esforços para tal empreitada, acredito que alcancaríamos nosso objetivo.
Abraços,
Carlos

Hamilton Freitas disse...

O interessante é que nos seis primeiros fascículos vinham as peças para se montar um pequeno microscópio. Aqueles kits fizeram minha infância mais alegre, enriqueceram meu conhecimento e despertaram meu interesse em pesquisas

Hamilton Freitas - jornalista

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esta coleção também foi editada na França, na mesma época, eu era pequeno, consegui comprar alguns que infelizmente se perderam no tempo, mas me lembro de reportagens sobre o lançamento simultâneo da coleção no Brasil e na França, como não poderia deixar de ser, em frances (Les Cientists - acho), gostaria muito de ver esta coleção republicada, e se não houver contatos aqui, talvez haja por lá.

Floquinho disse...

Seria muito bom se fosse reeditado. As crianças teriam acesso a um pouco de cultura no meio de tanto lixo. Eu tive vários kits que me marcaram profundamente. Até hoje me lebro do microscópio e das lâminas com celula vegetal, escama de cobra, fio de cabelo.......

Anônimo disse...

Cesar- Pilha de Volta com placas de cobre e zinco entremeadas de papel absorvente embebidas em...acho que era sulfato de cobre. Acendia uma lâmpada! Esta e outras experiências devem ter ficado marcadas na memória de muita gente. Espero que seja possível reeditar a coleção, ao menos em parte. Abraços a todos.

cipexbr disse...

Conheçam o blog "Os Cientistas" que te minúcias sobre essa coleção de kits.
http://oscientistas.wordpress.com/ (média de 300 visitas diárias)
att,
Carlos A. Machado

Daniel Quadros disse...

Carlos,

Excelente blog, já coloquei na lista. Tive a coleção completa, infelizmente acho que a única coisa que sobrou foram os fascículos. Vou dar uma nova procurada na casa dos meus pais, se achar algo que valha à pena fotografar eu envio para você.

Val disse...

Gostaria de contatar ex funcionarios da Funbec de meados de 77 a 81

Anônimo disse...

Os kits foram fantásticos! Sou físico e doutor pela USP graças a iniciativa dos kits da Funbec, os quais me acompanharam pela infância e adolescência, e ajudaram a despertar meu interesse pela ciência desde cedo. Meu pai, comprou todos os kits na época, e até hoje ainda encontro alguns na estante. A qualidade dos kits e dos textos explicativos é de excelente qualidade, mesmo comparado a materiais educativos de hoje (quase 30 anos depois). Temos que voltar a incentivar nossas crianças com kits de ciências! Tirei fotos dos kits para guardar de recordação. fsdevicente@gmail.com

Anônimo disse...

Pois é eu também possuí alguns desses kits nos anos 60.
Lembro do da pilha que que acendia a lampada (facílimo de fazer), do de luz e cor (com pedaços de papel celofane colorido)
e do que permitia, literalmente fabricarmos um pequeno motor elétrico rudimentar (que vou tentar reproduzir para presentear uma professora de física).
Se obtivéssemos a lista, ou descrição, de todos os kits poderíamos reproduzi-los em sala de aula e feiras de ciência.

Tentemos fazer os nossos e ensinar nossos alunos a fazer o mesmo em suas casas ou em aula.......

JGF

Anônimo disse...

te30 kits sendo 17 fechados,se alguem tiver interesse meu email cashcopias@hotmail.com meu fone 041 30425798

AL Leph disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AL Leph disse...

Grande DQ!

Curiosidade, acho que eu já tinha comentado contigo pessoalmente, mas na dúvida... há um projeto que está trabalhando na criação de kits similares aos "os cientistas": http://j.mp/hNTm7n

[&]s++;

Daniel Quadros disse...

Alberto,

Realmente é uma boa notícia, espero que vá em frente.

Denize Ornelas disse...

Alguém tem pelo menos uma foto do "Computador da Gabriela"? Eu lembro desse brinquedo como o "sonho da minha infância" pq era fascinada por qq tipo de computador mas meus pais não tiveram condições de comprá-lo. Acho que só vi nas lojas Pernambucanas (!!!) umas duas vezes em 1987.

Se alguém puder me mandar uma foto ou me explicar como funcionava eu agradeceria muito!

Ruy Ernesto disse...

Eu também comprei muito material da FUNBEC numa loja que existia na USP, e montei um laboratório em casa ....

passei muitas horas da minha adolescência com os kits de "Os Cientistas" e com o meu laboratório de química ....

Tutti disse...

Olá! Estou reativando o laboratório de minha escola e encontrei os kits...são 50 e estão em caixas de isopor, porém estão faltando várias peças e os catálogos explicativos. Fiquei encantada..Gostaria de repor as peças faltosas mas não sei por onde começar. ritalimaveronezi@gmail.com

Anônimo disse...

Boa Noite. Acabei de encontrar um manual do "KIT O que é Eletricidade", limpando meus arquivos de papéis. Está intacto. Ricardo.

Samara Rayssa disse...

Achei um kit de física que quase ninguém usou na minha escola, tem alguns manuais, estou em busca dos outros, quando achei aquele material trancado numa caixa metálica que parece um frigobar, fiquei admirada como a escola cuidou tão bem daquele material, foi como se uma criança descobrisse uma caixa cheia de brinquedos, meus olhos brilharam e surgiram muitas ideias p dividir com os meus alunos...fiquei fascinada...Porém procuro os outros manuais! :( não sei mexer em todos os aparelhos...peço ajuda quem tiver mande p eu poder usar o material. Escola E Moacy de Mattos, Caratinga, MG