segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Hawaii Five-O: 1a Temporada

De cara quero esclarecer que eu não vi a primeira temporada quando passou, eu era criança nesta época! Para ser mais preciso, não me lembro de ter visto a série de forma sistemática em nenhum período da sua longa duração (nos EUA foi apresentado de 1968 a 1980). Entretando tinha algumas lembranças dos personagens e certamente não esqueci a música de abertura.

Para quem não sabe, Hawaii Five-O (no Brasil, Havaí 5.0) é uma série policial. Os heróis são a (fictícia) polícia estadual do Havaí (com um destaque especial ao chefe Steve McGarrett). Detlahes (em inglês) na sempre prestativa Wikipedia. A primeira temporada (e também a segunda) pode ser encontrada à venda nas "boas casas do ramo" por cerca de R$100,00. O box vem com 7 DVDs, em caixas individuais (muito melhor que as caixas múltiplas esquisitas do Battlestar Gallactica). No primeiro DVD tem o piloto e no último DVD tem um especial gravado em 1996.

A qualidade da imagem é muito boa, porém achei as cores um pouco desbotadas. O som é mono, além do original tem a dublagem em espanhol. As legendas estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

O formato é um pouco diferente das séries atuais. A abertura com cortes e zooms rápidos e algumas imagens congeladas sinaliza uma camêra nervosa, às vezes com ângulos inesperados e um ritmo frenético. Por outro lado, em alguns momentos a ação para totalmente para enfatizar um ponto dramático ou o estado de espírito de um personagem. Os cortes para os anúncios são bem pronunciados. A trilha musical é quase que uma extensão dos efeitos sonoros, nada parecido com os videoclips comuns nas séries atuais. A primeira temporada é de 68 e isto aparece claramente, nas roupas e carros (só dá 'banheiras'). São constantes referências a hippies e à Guerra do Vietnam.

Uma curiosidade é a presença de Leslie Nielsen no piloto. Vinte anos depois ele estrelaria em "The Naked Gun" (vulgo 'Corra que a polícia vem aí'), cuja abertura é uma sátira dos créditos finais da primeira temporada do Havai 5.0.

Recomendado!

Nenhum comentário: