quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Dica Óbvia de Uso de Impressora

Esta dica provavelmente é óbvia para muitos. O que não impede de muita gente não conhecê-la.

No mês passado fui ao CREA, fazer o recadastramento. Como parte do ritual é impressa uma carteirinha provisória (a definitiva demora nada menos que quatro meses - e insistem para ligar antes de ir buscar pois pode atrasar). A impressão é feita em uma impressora laser, compartilhada pelas várias atendentes, usando um papel pré-impresso. Na hora de imprimir, a atendente colocava o papel e dava o berro "Carteira!", para as demais não mandarem nada para a impressora.

Esta situação não é incomum. No trabalho, ocasionalmente preciso imprimir uma etiqueta para CD em uma impressora compartilhada por todo mundo, inclusive por quem está no outro andar. Após muito tempo trabalhando na base da sorte, um belo dia me veio um "sinal divino", na forma da secretária que não conseguia imprimir na impressora. Examinando o painel, verifiquei que estava acusando falta de papel apesar do alimentador estar com várias folhas. Não sei bem de onde me veio a idéia de colocar folhas na entrada frontal da impressora, mas a impressão da secretária sai na hora (e várias vezes, já que tinha insistido quando deu erro).

O passo seguinte foi entender porque a impressora estava pegando as folhas do outro local. No manual descobri que a impressora, uma Canon PIXMA 2000, possui um botão no painel para selecionar a fonte de papel (como é prache neste mundo globalizado, ao invés de uma legenda que apenas os leitores de uma determinada lingua entendam tem um ícone que todos os leitores de todas as linguas não entendem).

Olhando na configuração da impressora, percebi que o default é a seleção do papel ser feita pelo Paper Feed Switch. Talvez seja útil para quem está do lado da impressora, mas para mim o mais útil são as outras opções. A partir deste dia, quando quero imprimir uma etiqueta eu confiro que a chave está na posição normal, coloco a etiqueta no alimentador frontal e muda a configuração no meu micro. Se mais alguem imprimir, vai pegar o papel normal no Auto Sheet Feeder. Como eu avisei no início, é uma solução óbvia.

Praticamente todas as impressoras tem mais de uma opção de fonte para papel, selecionada pela configuração no micro. Nas impressoras menores, a entrada opcional é para uma ou poucas folhas. Em impressoras mais sérias é comum ter várias bandejas com boa capacidade. Portanto, na hora de imprimir em um papel pré-impresso não é preciso berrar ou contar com a sorte.

Nenhum comentário: