terça-feira, setembro 05, 2006

Lista: Nove Séries de Detetives

Para quem não viu ou não lembra, minhas regras para listas estão aqui. Neste caso, preferi listar os personagens e não livros específicos.

  • Perry Mason: pouco conhecido aqui no Brasil, é um ícone nos EUA (pela proximidade geográfica, foi até mencionado no Chaves!). Perry Mason é o advogado detetive, que sempre tira um coelho da cartola nos capítulos finais, para desespero dos promotores e policiais que pensavam ter pegado o culpado. O autor (Erle Stanley Gardner) produziu dezenas de livros, o que complicou bastante o trabalho do meu pai de juntar todos eles (o que só conlcuiu com auxílio da Amazon).
  • Hercule Poirot: o belga de cabeça de ovo criado por Agatha Christie. Embora eu tenha praticamente todos os livros, considero que eles se baseiam demais em truques da autora e não tem a mesma profundidade de outros desta lista. Um leitura divertida, de qualquer forma.
  • Sherlock Holmes: criação de Conan Doyle é provavelmente o detetive mais conhecido do mundo, embora em desconfie que poucos leram os livros. Para quem ainda não leu, recomendo os que tem estórias curtas; os mais longos às vezes tem vários capítulos de romance não detetivesco (e talvez monótono)- vide a segunda parte de "Um Estudo em Vermelho". Nas histórias mais curtas brilham a inteligência do detetive e as situações fantásticas. Como os livros já estão no domínio público é fácil encontrar edições a preços baixos (quem preferir pode baixar do Projeto Gutemberg).
  • Maigret: já escrevi sobre ele antes. Criação de Georges Simenon, as estórias normalmente culminam com a revelação de uma trama sórdida.
  • Nero Wolfe: nas estórias escritas por Rex Stout, o caminho se sobrepõe ao destino. Embora exista um mistério, o que fascina é a interação entre os personagens. Nero Wolfe, nas suas próprias palavras, é apenas um gênio. Sua paixões são as orquídeas e a boa comida (aliás, ele pesa um sexto de tonelada). Para sustentá-las, resolve mistérios por preços altíssimos. Possui várias excentricidades, tornadas ainda mais fortes pelas excessões que ocasionalmente permite. É auxiliado por Archie Goodman, um detetive de porte mais tradicional, que tem entre as suas funções atormentar Wolfe para que ele trabalhe. Completam ainda o "cast" fixo o cozinheiro Fritz Brenner, os detetives free-lance Saul Panzer, Fred Durkin e Orrie Cather, a namorada de Archie (Lily Rowan e o inspetor de polícia Cramer.
  • Philip Marlowe: imortalizado nas telas por Humphrey Bogart, o detetive criado por Raymond Chandler define (juntamente com Sam Spade do Falcão Maltês) e estilo noir. O detetive durão (mas de coração mole) faz piadas o tempo todo enquanto está perdido em meio a tramas complicadas e repletas de reviravoltas. Chandler possui um estilo todo especial de escrever, particularmente nas descrições e adjetivos. Pena que deixou tão poucos livros.
  • Ellery Queen: já houve época em que este nome era sinônimo de mistério. Ellery Queen é ao mesmo tempo personagem (em alguns do dos livros) e autor (na verdade, era pseudônimo de dois primos, segredo este mantido por muito tempo). Suas histórias são bastante intensas e cheias de reviravoltas. Meus prediletos são os que tem Ellery também como personagem.
  • Streeter: alguns anos atrás, procurando algo novo para ler, fui atraído pelas capas destes livros de Michel Stone, imitando os antigos pulps. São estórias no estilo noir porém ambientadas em tempos mais recentes e com techos muito criativos. Infelizmente os livros estão atualmente esgotados e parece que o autor parou após o quarto (eu só tenho dois deles).
  • Inspector West: um detetive criado por John Creasey, com uma visão bem britânica. Destaco o livro A Gun for Inspector West, no qual o inspetor West se indigna com a sugestão de seus superiores de que ele passe a andar armado devido aos ataques de uma gangue violenta.

Nenhum comentário: