segunda-feira, julho 24, 2006

Lista: Sete Livros Juvenis

Existe uma estranha atração das pessoas por listas, tanto para ler como para escrever.

Este post traz a primeira do que pretendo ser várias listas. Adotei algumas regras para esta lista, que pretendo seguir nas próximas:

  • Não parti de um número pré-definido de itens
  • A lista não é dos melhores, maiores ou coisa parecida, é uma lista dos itens relevantes que me lembrei
  • Não numerei nem ordenei os itens dentro da lista
  • Coloquei apenas uma obra de cada autor. Alguns dos itens fazem parte de coleções (ou pelo menos são apenas uma dentre várias obras do autor que pertencem ao mesmo gênero).
  • Não coloquei os tradicionais links para Amazon ou outras livrarias
Sete Livros Juvenis

Para os fins desta lista estou considerando "livro juvenil" um livro clássico (ou perto disso) que li quando estava no ginásio ou colégio.

  • O Filho de Tarzan, Edgar Rice Burroughs: Os livros de Tarzan fizeram parte da minha infância, eu adorava lê-los no alto de uma árvore. Além dos exemplares que a minha mãe comprava, tinha também alguns volumes antigos de um primo do meu pai (ambos da mesma coleção, Terramarear). Minha mãe se desesperava com a possibilidade de eu aprender português errado por causa da ortografia nos livros antigos (perda de tempo, já que a ortografia mudou de novo pouco depois que eu me alfabetizei). Apesar dos recentes desenhos animados da Disney, as obras não estão disponíveis em português. Por outro lado, os primeiros livros em inglês já estão no dominio público e podem ser encontrados no Projeto Gutemberg.
  • O Mistério da Ilha da Cabana, Franklin W Dixon: A coleção Hardy Boys é uma tradição americana. Conheci quando a Abril publicou no começo dos anos 70, no começo não gostei muito, mas no terceiro livro já estava viciado. Após o fim da publicação pela editora Abril (no volume 18), descobri que a coleção americana tinha mais de 50 livros, que fui comprando aos poucos (livro importado era difícl de achar e caro nos anos 70 e 80). Somente com a Internet fiquei sabendo como o Franklin W Dixon escreve livros de 1927 até os dias de hoje e o porque de alguns livros antigos (comprados em vendas de garagem) tinham o texto tão diferente. Aliás, quem se aventurar a comprar na Amazon tem a opção de comprar os livros com o texto original (publicados pela Applewood books).
  • A Ilha Misteriosa, Jules Verne: Meu pai sempre foi um grande fã de Jules Verne. Por coincidência, o que considero o meu primeiro livro foi uma versão da Disney de 20000 Léguas Submarinas (convenci a minha mãe a comprar no supermercado, foi complicado pois não tinha preço e naquele tempo ainda não tinha computador nas lojas). Posteriormente meu pai comprava de tempos em tempos um volume de uma coleção portuguesa (para mais desespero da minha mãe). Embora os livros mais famosos do Jules Verne sejam Da Terra a Lua (que eu achei muito chato) e Viagem ao Centro da Terra (divertido), o meu predileto é A Ilha Misteriosa, com o relato de um bando de náufragos sobrevivendo em uma ilha com a ajuda da ciência e um benfeitor misterioso. Também disponível no Projeto Gutemberg.
  • O Médico e o Monstro, R. L. Stevenson: Um dos primeiros livros que eu peguei na biblioteca do ginásio. Também disponível no Projeto Gutemberg.
  • Um Estudo em Vermelho, Conan Doyle: O primeiro livro do Sherlock Homes. Outro que eu peguei na biblioteca do ginásio e também disponível no Projeto Gutemberg.
  • Reinações de Narizinho, Monteiro Lobato: outra coleção que meu pai foi comprando aos poucos.
  • As Minas do Rei Salomão, Rider Haggard: Este eu peguei emprestado na casa de um visinho, também estava com ortográfia muito antiga; minha mãe comprou correndo uma versão mais nova. Este exemplar sumiu, mas comprei alguns anos atrás um novo da coleção L&PM Pocket (que você acha até em bancas de jornal). Era a mesma tradução de Eça de Queiroz "que muito consideram superior ao original" (destaque na capa). Disponível no Projeto Gutemberg (o original, não a tradução).

Nenhum comentário: