segunda-feira, julho 10, 2006

Dica Doméstica: Descongelamento

Quando a minha esposa vai no açogue costuma pedir para embalar a carne em separada em porções mais ou menos diárias. Ao chegar em casa vai tudo para o congelador.

Muito prático mas cria o problema de descongelar. Normalmente o que ela fazia era colocar em um prato fora da geladeira. Após várias hora ainda estava congelado e ela acabava apelando para o micro-ondas, o que acabava deixando as pontas cozidas.

Felizmente achei uma dica em um livro de culinária americano: coloque o produto a descongelar (fechado hermeticamente em um saco plástico, com o mínimo de ar possível) em uma vasilha grande com água a temperatura ambiente. Após algum tempo troque a água. Os resultados são excelentes.

Um comentário de engenheiro filho de físico: o segredo é que o ar é mau condutor de calor e a água é bom.

3 comentários:

Rodrigo Strauss disse...

Sim, o calor específico da água é bem maior que o do ar.

Com essa conhecimento em mãos eu esfriava 2 litro de chá em 10 minutos: enchia o tanque de água, colocava o chá em uma garrafa de 2 litro de Coca Cola e colocava dentro do tanque. Ainda uso isso hoje pra esfriar sopa :-)

Wanderley Caloni Jr disse...

Cuidado, DQ. Com esses posts você acaba correndo o risco de ganhar o prêmio iBest de site de culinária mais visitado da internet brasileira. Vide "placenta baixa".

http://www.google.com/search?q=placenta+baixa

=)

Daniel Quadros disse...

É tudo uma questâo de fazer a busca correta:

http://www.google.com.br/search?q=dica+dom%C3%A9stica+descongelamento

Tô no topo!