sábado, janeiro 14, 2006

Maigret

Descobri neste começo de ano que a editora L&PM está publicando os livros do inspetor Maigret em formato de bolso (e preços acessíveis).

Sou fã de Maigret de longa data. O estilo dos livros é diferente dos livros policiais mais conhecidos (como os da Agata Christie). A ênfase está mais na ambientação da trama e na caracterização dos personagens que no crime em si. O final, normalmente, revela uma trama sórdida e personagens com suas vidas dominadas pelas fraquezas humanas. Outra diferença é que Maigret é um policial, o que dispensa as frágeis reviravoltas e coincidências comuns nos livros policiais para levar o detetive ao crime. É também bastante curioso ver o funcionamento da policia francesa e seu estreito relacionamento com a justiça (para começar, Maigret trabalha na Polícia Judiciária).

Sinto também uma certa semelhança entre o comportamente de Maigret durante a investigação e o meu próprio comportamento quando estou debugando um problema, particularmente a sensação de peso e hesitação.

Nem todos irão apreciar o estilo de Georges Simenon, e talvez seja daqueles que só se começa a apreciar depois de ler mais de um. Os interessados não devem ter dificuldade de achar os livros em livrarias (por exemplo, Cultura e Siciliano) e bancas. O livro que acabo de ler é A Fúria de Maigret, na mesma coleção tem Maigret e o Homem do Banco, que também recomendo (a parte em que Maigret vai obter informações sobre o morto no seu local de trabalho é imperdível).

Nenhum comentário: