quinta-feira, março 10, 2011

ZX81/TK82C: Literatura

O ZX81 foi um dos primeiros microcomputadores realmente acessíveis e teve inegável sucesso tanto na Inglaterra (seu país de origem) como nos EUA (onde foi licenciado com o nome de Timex 1000 e Timex 1500) e em vários outros países (na forma de clones não autorizados). Não é surpresa que esta popularidade tenha gerado um bom mercado para publicações.

O livro abaixo tinha por objetivo ajudar novatos na programação BASIC e não acrescentava muito ao manual, porém continha uma grande quantidade de exemplos bem comentados.


A revista americana Sync se dedicava exclusivamente ao ZX81 e era composta principalmente por anúncios, mas publicava programas suficientes para preencher um livro de quase 200 páginas.

Para quem queria programar algo um pouco mais sério (como jogos...) a pedida era o livro "Mastering Machine Code on Your ZX81". Impresso de forma semi-artesanal, partia da numeração hexadecimal e ia até um programa para jogar damas.

Aqui no Brasil tivemos várias revistas. A melhor delas era a Micro Sistemas (citada várias vezes nestes posts). Embora não fosse exclusiva para o TK82C (e demais clones nacionais do ZX81, pois eram vários), ela publicou artigos clássicos, notadamente os de Renato Degiovani. A Microdigital, fabricante do TK82C, publicou a revista Microhobby que se especializava em programas pequenos. A revista Microbits começou como uma fanzine e chegou a ter alguns números impressos de forma profissional e comercializados em bancas.



5 comentários:

Carlos Lewandowski disse...

Puxa! Isto traz boas recordações,uma ótima literatura da época tambem foi a coleção de revistas input. comprei por acaso alguns exemplares, dias atras baixei a coleção inteira em Pdf´s. Outra literatura boa tambem foi a Biblioteca básica de Informática da Editora Século Futuro, estes eu ainda não consegui encontrar.

Ricardo Bittencourt disse...

Nesse último Carnaval nós fizemos um encontro de usuários em Belo Horizonte para comemorar os 30 anos do ZX81, foi bem divertido. Veja as fotos:

https://picasaweb.google.com/bluepenguin/Encontro30AnosDeZX81#

Daniel Quadros disse...

Show as fotos...

Luís Bulek disse...

Saudades dessa época, me divertia com os programas do Renato Degiovani.
Microsistemas e Microhobby eram muitos esperadas à cada edição mensal.

Unknown disse...

Até tinha esquecido da revista Micro Bits que editava entre 1983 e 1985. Puxa, quase trinta anos atrás!!

Você escreveu alguns artigos para Micro Bits, e tinha outros aficionados como Bernhard Wofgang Schon etc que mandava artigos regularmente. Boas lembranças!!