quinta-feira, março 17, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 2

Uma das opções mais simples de detectar um imã é através de um Reed Switch.

Um reed switch é uma chave montada na forma de dois (ou mais) contatos montados em uma ampola de vidro. Ao ser exposta a uma campo magnético suficientemente forte, um (ou ambos) os contatos se movem.


Tipicamente os reed switches são do tipo normalmente aberto, isto é, a chave está aberta (desligada) quando não existe o campo magnético e se fecha quando o campo está presente. No nosso caso vamos, é claro, usar um dos meus pequenos imãs para acionar a chave.

Existem várias vantagens em um reed switch, a começar pelo baixo custo. Como os contatos estão selados dentro de uma ampola, estão bem protegidos contra pó e oxidação. Podem chavear diretamente circuitos AC ou DC desde que os limites de tensão, corrente e potência do reed sejam respeitados. Funcionam independente da polaridade do imã.

Por outro lado, os reed switches são relativamente frágeis, pois a ampola é de vidro e os contatos são móveis. Existe também um certo tempo de resposta, que pode ser crítico para algumas aplicações. Mais importante, ao conectar a um microcontrolador é preciso fazer um bom debouncing, pois além da instabilidade normal dos contatos durante o fechamento e abertura existe a flutuação do campo magnético.

Uma aplicação típica de reed switches são os sensores de porta fechada usados em alarmes.

Para concluir o post de hoje, um pequeno vídeo mostrando o controle de um LED usando um reed switch e um dos pequenos imãs (preso a um palito para facilitar a movimentação). O circuito é bastante simples: reed, um resistor () e um LED sem série ligados a uma alimentação de 5V.

Nenhum comentário: