domingo, março 20, 2011

HQ do Mês: The Phantom 1937-1939

O segundo volume de "The Phantom - the complete newspaper dailies" prossegue com a definição do personagem. A arte de Ray Moore se encaixa perfeitamente; os bandidos parecem terríveis, as mulheres são lindas e o Fantasma oscila entre o misterioso, o ameaçador e, algumas vezes o divertido. Um bom subtítulo seria "Encontros e Desencontros" - o Fantasma e Diana passam grande parte das histórias um tentando encontrar o outro.


Little Toma começa com a reafirmação da posição do Fatasma em relação aos africanos, retratados como selvagens ingênuos (exceto os pajés). Algumas décadas mais tarde Lee Falk iria substituir este retrato caricato por nativos civilizados liderados por presidentes democráticos, mas nos anos 30 o politicamente correto ainda não corria solto. A história avança rapidamente por sua reviravoltas e em breve o Fantasma está em Londres. No meio da ação quase ininterrupta, Falk acha espaço para alguns toques de humor e drama.

The Prisioner of the Himalayas inicia com Diana cedendo à pressão da mãe e concordando em se casar com um de seus vários pretendentes. A reação do Fantasma à notícia é rápida mas, quando tudo parece se encaminhar para o casamento dele com Diana o dever o chama. E o leva para um país distante no oriente onde precisa resolver o mistério do desaparecimento do marajá e seu filho.


Adventure in Algieres é uma continuação direta da história anterior. O Fantasma está retornando para se casar com Diana mas acaba se envolvendo em encrencas. Surge um novo elemento nas tramas: a oposição da mãe de Diana ao casamento, com direito a telegramas rasgados e cartas re-escritas, na melhor tradição dos folhetins. Ao final da história Diana descobre os truques da mãe, mas o Fantasma está certo de que ela não o quer mais.


Em The Shark's Nest reaparece o inimigo recorrente do Fantasma: os piratas. No caso, um pirata moderno. Uma ilha inteira de piratas bem armados se revela insuficiente contra a força e astúcia do Fantasma.


Fishers of Pearls inicia com Diana e o Fantasma no mesmo barco, mas um sem saber da presença do outro. Diana está indo à procura do Fantasma, mas a pessoa a quem pede ajuda é, sem ela saber, o chefe de uma quadrilha que pesca pérolas em local proibido. O Fantasma acaba achando que Diana está casada com o bandido, com consequências catastróficas para a paz da selva. Quando finalmente a confusão se esclarece é a vez de Diana achar que o Fantasma não a deseja.

Em The Slave Traders Diana é capturada por mercadores de escravos e o Fantasma vai atrás. O reencontro entre os dois é interrompido pelo terrível cheve dos mercadores que captura o Fantasma e a história termina com Diana acreditando que o Fantasma está morto. E o leitor esperando impaciente o próximo volume.


Veredito: recomendado.

Nenhum comentário: