terça-feira, março 15, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 1

Imãs são uma daquelas coisas que nos encantam desde a infância, quando parecem nos conceder poderes mágicos de atuar à distância. Entre as suas infinitas aplicações, imãs podem ser usados para disparar sensores.

Já mostrei aqui um exemplo disso, o Spoke-o-dometer.


Infelizmente, não parece ser fácil encontrar imãs de qualidade à venda aqui nesta terra onde canta o sabiá. Felizmente, graças à loja do Laboratório de Garagem, consegui comprar alguns imãs muito pequenos na Sparkfun. Os imã tem o formato de cubo, com aresta de 0,125 polegada. Fica mais fácil entender este tamanho colocando o imã sobre uma moeda de 10 centavos:


O tamanho diminuto não significa que o imã é fraco. Trata-se de um imã de Neodymium, o tipo de imã permanente mais forte que se conhece atualmente. Os dez imãs que comprei vieram grudados na forma de uma barra; é tão difícil destacar um deles que a primeira impressão é que é uma barra contínua e não cubos isolados.


Nos próximos posts vamos ver que tipo de sensores podemos acionar com estes imãs e, mais adiante, como conectar estes sensores a microcontroladores.

2 comentários:

Anônimo disse...

cara quanto custou um ima desses ate a tua casa?,pois eu desenvolvi bottons mangneticos,mas eu estou enfrentando uma difilcade enorme em fortaleza de encontrar imas pequeno em barra,penso ate em desistir,veja meu blog com os produtos "http://luxocristalizado.blogspot.com"meu email "marcelio24h@hotmail.com"agradeceria muinto a sua ajuda.

Anônimo disse...

Bom dia amigo faço curso de eletrônica digital preciso de montar um contador to com muita dificuldade porque sou novo no curso você poderia me ajudar me passando o esquema mecanico a lista de materias etc ficarei muito agradecido desde ja muito obrigado.

meu email: alexsanderguaira@hotmail.com