terça-feira, março 08, 2011

ZX81/TK82C: Programando em BASIC

Para quem programa nos dias de hoje, a programação em BASIC no ZX81 deve parecer um pesadelo. O dialeto de BASIC utilizado (o Sinclair BASIC) possui várias esquisitices, a começar pela forma de digitação.

Como comentei antes, as palavras reservadas não devem ser digitadas letra a letra; existe uma combinação especial de teclas para cada uma delas. Algumas combinações são mnemônicas, como pressionar P para digitar o comando PRINT, mas outras são menos óbvias, como digitar Shift 3 para obter THEN.

As linhas do programa devem ser numeradas; não existe um processo automático de numeração ou re-numeração e os recursos de edição são grosseiros. Nas atribuições, o comando LET é obrigatório. O comando IF não dispõe da clausula ELSE.

Existem dois tipos de variáveis: numéricas (ponto flutuante) e alfanuméricas (strings). Não existe declaração de variáveis, exceto pelas matrizes. As variáveis numéricas podem ter nomes de qualquer comprimento, começando por uma letra, exceto as usados em FOR-NEXT (que devem ter nomes de apenas uma letra). As variáveis do tipo string devem ter o nome composto por uma única letra seguida de $. É possível ter matrizes de múltiplas dimensões tanto numéricas como de strings. Os tamanhos de uma matriz não precisam ser fixos, podem ser definidos por uma variável.

As imagens abaixo mostram o começo de uma aplicação de análise de circuitos elétricos que eu adaptei de um exercício da faculdade e que foi publicado na revista Micro Sistemas nos idos de 1984 (clique para ampliar).

Nenhum comentário: