domingo, março 13, 2011

EBook (Grátis) do Mês: Tarzan The Untamed

Continuando com a minha releitura dos livros de Tarzan, cheguei ao sétimo deles: Tarzan The Untamed (literalmente "Tarzan o Indomado", que eu traduziria para "Tarzan o Selvagem" mas que ganhou nestas terras a tradução "Tarzan o Destemido").


Após um volume montado com histórias desconectadas da infância de Tarzan (Jungle Tales of Tarzan / Tarzan na Selva), Burroughs retoma a sequência dos primeiros volumes. Retoma em parte, já que o filho de Tarzan é mencionado somente indiretamente.

O livro foi originalmente publicado como duas histórias separadas, e em fascículos. Isto se revela pela pouca coesão entre as duas partes e pela presença de uma recapitulação no começo da segunda parte.

A história se passa durante a 1a Grande Guerra. Os alemães atacam a fazenda de Tarzan durante a sua ausência, ao chegar ele encontra somente corpos queimados, entre os quais o que acredita ser da sua mulher. Desolado, Tarzan decide se vingar não somente dos autores do ataque mas de todos os alemães. O retrato dos alemães no livro fez destruiu a popularidade de Burroughs e Tarzan na Alemanha. Durante os seus ataques aos alemães, Tarzan conhece Bertha Kircher, que serve de ligação entre as duas partes da história. Ao final da primeira parte, achando que já tinha se vingado dos culpados pela morte da sua esposa, Tarzan decide rejeitar a humanidade (aparentemente sem se lembrar ou valorizar o filho) e voltar a viver entre os macacos nas proximidades da cabana construída por seu pai.

Entretanto, sua ligação com Bertha Kircher e um aviador inglês, Harold Percy Smith-Oldwick, o acaba levando a atravessar um terrível deserto e chegar a um vale desconhecido onde existe uma cidade com um povo muito estranho (não vou descrever esta "estranheza" para não tirar o choque dos leitores). A segunda parte narra as aventuras de Tarzan, Bertha e Harold neste local.

O livro contém dois temas que seriam retomados em livros subsequentes. O primeiro são os leões; mais que simples antagonistas em batalhas curtas, neste livro Tarzan se apega a dois leões (um em cada parte); este tema chegaria ao seu ápice em "Tarzan e o Leão de Ouro" onde Tarzan adquire um "leão de estimação".

O segundo tema é a "cidade perdida". Este tema já estava presente através da cidade de Opar, mas vários livros seguintes teriam como tema principal o encontro de Tarzan com cidades desconhecidas, habitadas por povos estranhos, uma oportunidade para Burroughs liberar a sua farta imaginação. Em "Tarzan The Untamed" as situações descritas na cidade Xuja são as mais estranhas e perversas, batendo de longe os sacrifícios ao Deus Flamejante de Opar.

Veridito:

Recomendado.

Links:

Texto no projeto gutenberg: http://www.gutenberg.org/ebooks/1401
Texto em português, achado por acaso através do Google (desconheço a legalidade):
http://www.scribd.com/doc/7073556/Edgar-Rice-Burroughs-Tarzan-07-Tarzan-o-Destemido

Nenhum comentário: