sábado, março 05, 2011

Sinclair ZX81 - 30 anos

Foi surpreendido ontem por este artigo do The Register comemorando os 30 anos do lançamento do computador pessoal ZX81 da Sinclair. Para mim este computador tem um significado todo especial e merece alguns posts a respeito.


O primeiro computador que eu comprei foi o TK82C da Microdigital, uma cópia descarada do ZX81. Foi nos idos de 1983 que, aproveitando a minha segurança econômica de engenheiro formado há um ano e morando com os pais, desembolsei Cr$ 123.300,00 em um TK82C e uma expansão de memória de 16K bytes. Um mês depois bastei mais Cr$ 105.550,00 em uma TV 12" b&P e minha unidade de memória de massa - um gravador K7 mono.

O TK82C me levou a diversas atividades, entre as quais a contribuição de artigos para revistas e a autoria dos livros da série PC Assembler.

4 comentários:

Jairo disse...

Legal! Eu tb tinha o TK82-C. Pena q nao o guardei.

REGINATO disse...

Tenho meu Tk-82c com a embalagem/maleta e seus manuais. Guardei também a nota de compra, mais ou menos na mesma época. No meu caso investi todo o meu adiantamento das minhas férias, também morava com meus pais e deu folego para encarar o investimento que mudou minha vida. Aos mais jovens e mais velhos, recomendo que SEMPRE invistam em seus loucos sonhos!

Daniel Quadros disse...

Infelizmente o meu não está tão bem conservado. O meu TK82C original está ligeiramente descaracterizado, pois eu coloquei em um gabinete de Apple II e fiz pequenos acréscimos no hardware. Quando fui fazer estas alterações eu comprei um TK-82C usado (que aparece na foto) para o caso de danificar, ele veio só com o manual. Algum dia eu preciso dar uma restaurada neles.

Unknown disse...

Cr$ 123.300,00 em 1983
sálario mínimo em 1983:
Maio 1983 - Cr$ 34.776,00
Novembro 1983 - Cr$ 57.120,00
Fonte: https://www.contabilalianca.com.br/1336/tabelas_de_valores_de_sal%C3%A1rio_m%C3%ADnimo_de_1940_a_2021
😁