sexta-feira, março 04, 2011

O Mercado de Tablets Volta a Respirar: Anunciado o iPad2

O lançamento do iPad original não foi totalmente uma surpresa, mas o seu sucesso sim. O resultado foi uma corrida das empresas de computadores e celulares para lançar um aparelho concorrente. Isto levou à situação em que os lançamentos destes aparelhos praticamente coincidiu com o anúncio da segundo geração do iPad. E com isto ficou um suspense no ar; toda avaliação de tablet estava assombrada pelo espectro do iPad2.

Agora ele foi finalmente anunciado, permitindo uma avaliação melhor da situação atual do mercado. Na minha opinião, o iPad2 acabou saindo de bom tamanho.

Os fanboys podem comemorar que o líder inconteste do mercado está agora potencialmente duas vezes mais rápido no processamento (graças a um novo processador dual core), até nove vezes mais rápido no tratamento de gráficos, incrivelmente mais fino, notavelmente mais leve, com as duas inevitáveis câmeras e até mesmo disponível na cor branca, tudo isto pelo mesmo preço.

Já os concorrentes devem estar felizes em ver que a Apple não tirou nenhum coelho das cartolas e que as especificações técnicas (exceto a espessura) não são muito diferentes das suas.

É neste ponto que muitos se enganam: para esta classe de equipamento especificações técnicas com processadores e memória Ram não são fatores decisivos de compra (pelo menos diretamente) . O que importa é a experiência do uso. A Palm foi a primeira a perceber isto, há mais de dez anos: as fichas técnicas dos seus produtos dispensavam os megahertz e megabytes. Nas notícias que eu vi até agora existe um certo mistério sobre a quantidade de Ram no iPad2, será que isto importa? Eu digo que importa somente se alguém apontar um cenário claro e relevante em que a memória impacte no uso do iPad2 (algo do tipo "o iPad2 não pode receber email enquanto você assiste um filme porque falta memória", o que duvido que seja o caso).

Os concorrentes da Apple precisam se concentrar no software e não no hardware. Vários deles tem ainda que encontrar o caminho para conseguir pelo menos igualar os agressivos preços do iPad2. A seu favor eles continuam contando com a inflexibilidade da Apple em alguns pontos: por exemplo o iPad2 não tem conexão direta a SD, USB ou HDMI.

Nenhum comentário: