terça-feira, março 29, 2011

Corujando: Equipe Poli de Baja

Neste domingo passado (27/3) estive em Piracicaba (a terra da pamonha?) para acompanhar o final da competição Baja SAE Brasil 2011 e torcer pela Equipe Poli de Baja, da qual o meu filho é integrante.


O Baja SAE é uma competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde estudantes de engenharia projetam e constroem um pequeno veículo off-road. A competição envolve não somente provas práticas mas também apresentações do projeto.


No domingo foi a prova de enduro, onde os veículos correm por quatro horas em uma pista de terra cheia de lombadas e curvas complicadas. Na hora que os pilotos estão se acostumando com o gosto da poeira, entra um caminhão tanque na pista e transforma o pó em lama, principalmente nas curvas.


Foi uma prova de resistência não somente para os veículos e pilotos, mas também para os torcedores que precisaram suportar as quatro horas sob sol escaldante (das 10 às 14) e mais uma hora e meia até a divulgação do resultado.

No final os dois carros da FEI ficaram com os dois primeiros lugares (mantendo uma longa hegemonia na categoria), os dois da Poli com o terceiro e quarto e em quinto o carro Manguejaba 2 da Universidade Federal de Pernambuco. Festa para as três universidades, que com o resultado vão representar o Brasil na competição mundial que será nos EUA.


A prova teve até cobertura da imprensa; veja as matérias da Revista Auto Esporte:

Baja: Paulistas dominam pódio
Bajeiros tem torcida fiel
Competição de Bajas: FEI vence enduro
Terra neles!
Que Formula 1, nada!

Atualização 12:30 - Mais uma reportagem, com muitas fotos:

Equipes da FEI vencem a Baja SAE Brasil-Petrobras
Fotos

Nenhum comentário: