quinta-feira, março 31, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 3

Uma opção mais sofisticada de detectar um imã é usando um sensor de Efeito Hall.

O Efeito Hall consiste na produção de uma diferença de voltagem em um condutor quando este é submetido a um campo elétrico. Hoje vamos ver um componente, o Allegro A1321, que possui internamente um elemento Hall e o circuito necessário para produzir uma tensão de saída proporcional ao campo magnético.


Este sensor possui três pinos: um para a alimentação (Vcc, 4,5 a 5,5 Volts), outro para o terra (Gnd) e o terceiro para a tensão de saída. O tamanho é semelhante ao de um transistor de uso geral. Ele pode ser encontrado na Farnel por menos de cinco reais.

No vídeo abaixo, o sensor é alimentado com 5V e a tensão de saída é medida com um voltímetro à medida em que o nosso pequeno imã é aproximado, afastado e girado. Reparar que na ausência do imã a tensão de saída é aproximadamente de 2,5V; esta tensão aumenta até 5V ou diminui até quase 0V conforme o polo do imã aproximado.



Este sensor é bastante sensível e não possui componentes móveis ou fágeis (como o reed switch) e portanto é imune a pó e vibração. Uma outra característica é que ele não somente detecta a presença do imã mas nos dá uma ideia da distância e de qual polo está sendo apresentado.

Por outro lado, para conectá-lo a um microcontrolador vamos precisar de um ADC (conversor analógico digital) ou um comparador analógico e teremos que aplicar uma espécie de debounce (mais precisamente, uma histerese) para filtrar as pequenas variações. No próximo post da série veremos um outro modelo de sensor de efeito Hall que pode ser ligado diretamente a uma entrada digital e dispensa o debounce.

Nenhum comentário: