sexta-feira, março 11, 2011

ZX81/TK82C: Emuladores

Espero que vocês tenham se divertido com esta sequência de posts em comemoração aos 30 anos do ZX81. Embora não tenha como proporcionar para vocês a experiência que foi comprar um computador pessoal (em uma época em que isto era um artigo raro aqui no Brasil) e conectá-lo a uma TV e gravador K7, os mais aventureiros podem experimentar um pouco o gostinho de programar o ZX81, através de emuladores.

Você nem precisa instalar no seu micro, pode rodar dentro do browser o emulador em Java que está em http://www.vavasour.ca/jeff/ts1000/. Atenção que ele segue fielmente o layout do teclado do ZX81 (por exemplo, você precisa digitar Shift L para obter =).

Se você prefere baixar um emulador para rodar localmente, a página http://www.zx81.nl/ tem várias opções.

O TS1000 é um emulador bem simples e compacto, para executar sob DOS (roda em tela cheia no WIndows XP). Usa um mapeamento fiel.

O ZX81 é outro emulador DOS, mas não roda diretamente sob o XP (use o DosBox). Suporta algumas teclas do PC como backspace, igual e setas.

O Xtender é um emulador DOS mais sofisticado e roda em tela cheia sob o XP. Se você gostar do XTender, a página oficial (http://www.delhez.demon.nl/) permite você comprar (por US$20) a versão registrada que inclui 240 programas e um aplicativo para puxar as suas fitas K7 para o PC.

EightyOne é um emulador para Windows, cheio de recursos. Uma versão mais nova (e os fontes) pode ser baixada de http://www.aptanet.org/eightyone/.

Nenhum comentário: