Imãs são uma daquelas coisas que nos encantam desde a infância, quando parecem nos conceder poderes mágicos de atuar à distância. Entre as suas infinitas aplicações, imãs podem ser usados para disparar sensores.
Já mostrei aqui um exemplo disso, o Spoke-o-dometer.
Infelizmente, não parece ser fácil encontrar imãs de qualidade à venda aqui nesta terra onde canta o sabiá. Felizmente, graças à loja do Laboratório de Garagem, consegui comprar alguns imãs muito pequenos na Sparkfun. Os imã tem o formato de cubo, com aresta de 0,125 polegada. Fica mais fácil entender este tamanho colocando o imã sobre uma moeda de 10 centavos:
O tamanho diminuto não significa que o imã é fraco. Trata-se de um imã de Neodymium, o tipo de imã permanente mais forte que se conhece atualmente. Os dez imãs que comprei vieram grudados na forma de uma barra; é tão difícil destacar um deles que a primeira impressão é que é uma barra contínua e não cubos isolados.
Nos próximos posts vamos ver que tipo de sensores podemos acionar com estes imãs e, mais adiante, como conectar estes sensores a microcontroladores.
2 comentários:
cara quanto custou um ima desses ate a tua casa?,pois eu desenvolvi bottons mangneticos,mas eu estou enfrentando uma difilcade enorme em fortaleza de encontrar imas pequeno em barra,penso ate em desistir,veja meu blog com os produtos "http://luxocristalizado.blogspot.com"meu email "marcelio24h@hotmail.com"agradeceria muinto a sua ajuda.
Bom dia amigo faço curso de eletrônica digital preciso de montar um contador to com muita dificuldade porque sou novo no curso você poderia me ajudar me passando o esquema mecanico a lista de materias etc ficarei muito agradecido desde ja muito obrigado.
meu email: alexsanderguaira@hotmail.com
Postar um comentário