quarta-feira, julho 31, 2024

Mini Avaliação: TP2040 Pi Zero

É comum as pessoas confundirem a Raspberry Pi Pico (que é uma placa com um microcontrolador) com as demais placas da Raspberry Pi (que são computadores em uma placa - SBCs). A RP2040 Pi Zero, da Waveshare, cria ainda mais confusão ao colocar um microcontrolador RP2040 em uma placa com o mesmo formato que a Raspberry Pi Zero (incluindo um conector mini HDMI).


No coração desta placa temos o mesmo RP2040 com um cristal de 12MHz que a Raspberry Pi Pico. 16MB de Flash e botões para Reset e Boot estão presentes. Temo um LED de "ligado", mas nenhum LED ligado a um GPIO (e portanto controlável pelo software). Você pode soldar um conector de três pino para acessar a interface de debug do RP2040. Um conector USB-C está ligado aos pinos de USB do RP2040 e pode ser usado para alimentar a placa.

Também é possível alimentar a placa usando uma bateria de lítio. A bateria é carregada quando alimentação é fornecida pela USB-C ou pelo conector de expansão. Um soquete para cartão Micro SD está conectado aos GPIOs 18, 19, 20 e 21.

Até aqui, nada de muito surpreendente, apenas uma boa placa com o RP2040. O conector de expansão é um conector de 40 pinos semelhante ao usado nas SBCs Raspberry Pi. Algumas placas de expansão (hats) devem funcionar com a RP2040 Pi Zero, desde que você consiga resolver o suporte no software.

Um segundo conector USB-C, marcado PIO_USB, está conectado aos GPIOs 6 e 7. É para ser usado com uma implementação de USB via PIO+software, mas você pode usar como um conector de GPIO bastante confuso.

Por último, temos o conector mini HDMI. Para sermos mais precisos, é uma interface DVI que usa vários GPIOs. O seu uso requer um software especial que usa DMA, a PIO e overclocking para gerar os sinais necessários.

É bom lembrar que esta placa não roda Linux (embora existam alguns sistemas Unix-like para o RP2040, mas sem suporte a DVI).

O software para DVI disponível atualmente é bem pouco. Temos dois exemplos na wiki da Waveshare, baseados nos disponíveis em https://github.com/Wren6991/PicoDVI.

Veredito

Vale a pena comprar esta placa? A resposta depende da sua aplicação. A interface HDMI/DVI será útil somente se você tiver o conhecimento e o tempo para desenvolver uma aplicação especial ou achar alguém que tenha feito isso (terminal serial e emulação de computadores antigos são duas possibilidades interessantes).

Se você não usar o conector HDMI, você obtem um boa placa RP2040, com 16MB de flash, suporte a bateria, soquete para cartão SD e um segundo conector USB-C. Em alguns casos o conector de 40 pino permitirá você usar um hat para Raspberry Pi. Tudo issso pode reduzir o número de conexões e módulos adicionais quando comparado com a Pi Pico.

Mais detalhes podem ser vistos na wiki da Waveshare.

Você pode ver uma demonstração no meu canal no YouTube.

Nenhum comentário: