domingo, junho 09, 2024

Kindle Paperwhite (11a Geração): Primeiras Impressões

Com o modelo anterior se aproximando do décimo aniversário, aproveitei a promoção do "dia do livro" para comprar um modelo mais novo. O modelo anterior ainda funciona, embora tenha alguns poucos pixels que não operam mais. A capa, comprada na Deal Extreme, está bastante danificada.

O velho (à esquerda) e o novo (à direita)


As dimensões externas do novo modelo é ligeiramente maior que o anterior, porém a tela aumentou de 6" para 6,8". A resolução permanece a mesma (300 dpi) mas tenho a impressão que o contraste é ligeiramente melhor. A iluminação é agora melhor distribuída (possui um número maior de LEDs) e permite ajustar a "temperatura" (24 opções, de branco frio a um amarelo de papel velho). 

A pequena diferença de tamnho externo

Consta que a mudança de página é 20% mais rápida, mas não percebi. O conector de alimentação é agora USB-C e o aparelho é a prova d'água (IPX8).

Reparar que mais linhas cabém na tela

A memória aumentou de 4GB para 16GB. Considerando que o Kindle anterior armazenava todos os meus livros, isto pode não ser tão relevante. O que me leva ao principal motivo da compra: o suporte a fone Bluetooth.

Esta característica consta na página do Paperwhite na loja americana mas não consta na loja brasileira. Dizem que o suporte aparece somente se você vincular o Kindle a uma conta na loja americana (que é o meu caso). Meu interesse é ler o livro e ouvir o audiobook simultaneamente. Hoje eu consigo fazer isso com o tablet e o celular, porém a tela apaga quando dá timeout. O que me leva ao desconfortável modo de ouvir no celular enquanto lia no Kindle.

A má notícia é que o Paperwhite 11a Geração não permite ouvir um audiobook e ler um ebook ao mesmo tempo! Eu até entendo que o display e-paper impede de ir marcando as palavras à medida que são lidas (como no tablet e celular), mas eu esperava poder ir ouvindo e ir virando as páginas manualmente. Fica a torcida para alguma versão nova de firmware permitir isso.

Por outro lado, o recurso de Bluetooth simplificou a configuração inicial. Através da app Kindle no celular foi simples fazer a vinculação da conta na Amazon.

Junto com o Kindle eu comprei uma capa. Tinha quatro modelos diferentes, eu escolhi a Nubro, que era a mais barata. É bonitinha mas não tem nada de especial. A capa antiga era mais bonita quando nova, vamos ver como vai ser a durabilidade.

Existe também um modelo Signature, com 32GB e carregamento sem fio. Para o meu uso achei que não compensava o custo adicional.

Veredito: o Paperwhite 11a Geração é um bom produto, mas não é a solução para quem quer ler um livro e ouvir o audiobook ao mesmo tempo.


Nenhum comentário: