À medida que vou estudando e brincando com as placas Arduino Uno R4 Minima e WiFi estou descobrindo alguns pontos que me escaparam nas análises iniciais.
Click-bait! |
32K de Ram é pouco para MicroPython
O MicroPython (e seu irmão CircuitPython) foi me conquistando aos poucos. Cada vez uso mais para testes ou demonstrações rápidas. Entretanto, a Arduino não pretende suportá-lo no Uno R4. O motivo é que sobra muito pouco dos 32K de Ram para uso pela aplicação.
https://forum.arduino.cc/t/uno-r4-and-micropython/1143761
E/S Digital a 5V, mas Cuidado com a Corrente
O ATmega328 usado no Uno R3 trabalha com sinais digitais de 5V e suporta correntes de até 40 mA por pino (com a restrição adicional de 200 mA de corrente total).
Já o R7FA4M1 usado no Uno R4 suporta correntes de até 8 mA por pino.
Software Problemático
Uma das primeiras coisas que eu quis testar foi o relógio de tempo real (RTC). Para minha surpresa, a função de "despertador" da biblioteca Arduino tinha uma implementação absurda: você podia colocar um despertador baseado somente em um elemento da data e hora. Após registrar o problema no github, passei a receber avisos dos novos problemas relatados.
O que assusta na lista (https://github.com/arduino/ArduinoCore-renesas/issues) não é a quantidade mas sim o tipo de problemas. A impressão que fica é a baixa qualidade do código e a falta de testes mínimos.
A qualidade vem lentamente melhorando, graças aos usuários que reportam os problemas (e muitas vezes fornecem a solução).
Baixa Aceitação?
O Uno R4 está se aproximando do primeiro aniversário e não vemos muitos projetos com ele na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário