domingo, julho 30, 2023

Resenha: Secret Invasion

Mais uma série da Marvel no Disney+. A premissa é interessante: "metamorfos" Skrulls (apresentados em Capitã Marvel) se infiltram nos governos com o objetivo de tomar a Terra como o seu novo lar. Será que desta vez a Marvel se redime dos resultados ruins nas séries anteriores? Vou tentar maneirar nos spoilers, mas não fique bravo se eu contar algo que deveria ser surpresa.

A abertura gerada por AI foi motivo de controvérsias


O centro da série é Nick Fury e há uma certa proposta de dar ares de espionagem à trama. Aqui temos o primeiro problema: como está virando praxe, Nick é apresentado inicialmente como uma pessoa velha, desiludida e sem forças. E o lado de espionagem não decola muito.

Temos ótimos atores e atrizes. Além do Samuel L. Jackson, destaco Olivia Colman e Ben Mendelsohn. Kingsley Ben-Adi, Emilia Clarke e Don Cheadle cumprem com habilidade seus papeis (mas nem sempre com brilho).

O segundo problema é o ritmo e o excesso de diálogos expositivos. Os efeitos especiais tem qualidade bem variada (algumas cenas do último episódio viraram piada na internet).

Mas o que pesou mais para mim foi o roteiro meio sem noção. Várias vezes eu me peguei pensando "porque fazer isso?" e "porque não fazer aquilo?".

Entre trancos e barrancos se chega ao último episódio, quando se espera um confronto decisivo entre Nick Fury e o chefe dos vilões. Spoiler: não é bem isso que acontece... E sobram vários pontos soltos, supostamente a serem atados em novas séries e filmes. Fica aquela impressão de que não se avançou muito após as horas gastas assistindo aos seis episódios.

Ao que tudo indica, Secret Invasion é uma mini-série com seis episódios, mas até o diretor não sabe se pode ter uma segunda temporada. De concreto apenas um recorde de avaliação negativa no Rotten Tomatoes (mas as avaliações costumam variar muito neste site, conforme o esforço dos grupos pró e contra).

Veredito: não perca tempo assistindo.

Nenhum comentário: