Manipulated (Inside the Cyberwar to Hijack Elections and Distort the Truth) é um livro sobre as táticas e os atores (pessoas, empresas e governos) que utilizam a internet para manipular as decisões dos indivíduos.
Os objetivos dos manipuladores são diversos. O mais comum é o ganho monetário (direta ou indiretamente). Alguns manipulam em nome de causas e outros atrás do caos.
A autora, Theresa Payton, é sócia de uma empresa de segurança e foi CIO da Casa Branca no governo de George W Bush. Em alguns momentos o livro soa como uma palestra técnico-comercial. A ênfase é nos EUA, particularmente a eleição de 2017. O texto é voltado para leigos, não entrando em muitos detalhes técnicos. No final de cada capítulo ela conta uma historinha que termina com "isto não é uma história real... ainda".
Em um capítulo ela entrevista o que chama de "Hacker X". Pela descrição, este indivíduo atuou mais como um coordenador administrativo de uma campanha de desinformação durante a campanha de 2017. Existem vários pontos interessantes neste relato. O financiamento por um grupo não identificado de americanos. O objetivo de divulgar notícias negativas à campanha de Hillary, sejam elas verdadeiras ou falsas. O uso de bots e perfis falsos, calibrados para atingir a pessoas com perfis específicos. E a afirmação do Hacker X que ele apenas divulgava o que as pessoas queriam ouvir.
Theresa critica as empresas donas das redes sociais, mas afirma que elas tem melhorado. Ela enxerga as campanhas de manipulação como ataques à democracia (principalmente quando feito por governos externos), com o objetivo de desmoralizar eleições e autoridades e levar a população a não se dar ao trabalho de se manifestar (lembrando que o voto não é obrigatório nos EUA).
Veredito: Leia se estiver curioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário