Quando a Raspberry Pi Pico W foi lançada (sete meses atrás), uma surpresa foi que, embora o hardware fosse capaz de comunicação Bluetooth, o software não suportava isso. Tudo o que foi dito na época foi que talvez fosse adicionado no futuro. No começo deste ano foi anunciado que o suporte a Bluetooth faria parte da versão 1.5 do SDK para C/C++ cuja liberação era esperada para o final do mês. Acabou demorando um pouco mais, mas a nova versão do SDK foi lançada e, sim, inclui suporte a Bluetooth para a Pico W (mas marcado como BETA). Esta nova versão inclui também correções e aperfeiçoamentos importantes.
O suporte ao Bluetooth é através da biblioteca de código aberto BTstack. Uma preocupação é que a licença dela permite o uso gratuito apenas para aplicações não comerciais. A expectativa é que a Raspberry Pi Foundation faça um acordo com os desenvolvedores para permitir o uso sem restrições com a Pico W. A BTstack é uma implementação bem completa dos protocolos Bluetooth, com suporte a BLE e muitos perfis Bluetooth. A documentação específica para a Pico W ainda não está disponível, mas existe uma grande quantidade de exemplos.
É esperado que MicroPython e CircuitPython adicionem em breve o suporte a Bluetooth. Também são esperados vários projetos da comunidade que tirem proveito disso.
A nova versão do SDK não é apenas sobre o suporte ao Bluetooth. A lista completa de mudanças pode ser vista no github, aqui estão alguns pontos de destaque:
- inúmeras correções de bugs
- muito pequenos aperfeiçoamentos das bibliotecas existentes, com a inclusão de novas funções
- atualização da tinyusb da versão 0.12.0 para 0.15.0. Isto pode quebrar código existente, mas promete grandes melhorias no modo host
- adição de uma biblioteca (pico_i2c_slave) para implementar dispositivos I2C escravos
- acréscimo de suporte a TLS (biblioteca pico_mbedtls)
- nova biblioteca pico_rand para gerar números aleatórios "altamente imprevisíveis" para maior segurança de aplicações criptográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário