domingo, novembro 13, 2022

Crítica: The Soul of A New Machine

Recentemente reli este clássico. A leitura anterior tinha sido no começo dos anos 80, quando este livro foi lançado. Como ele se sai quatro décadas depois?


"The Soul of a New Machine" relata o projeto de um computador. Um computador de um tipo que você provavelmente não conheceram, criado por uma empresa que provavelmente nunca ouviram falar. No começo eram os mainframes, depois vieram os minis e depois os micros. O computador que o livro contam é um "supermini", a evolução dos minis para 32 bits. A empresa é a Data General, que era a concorrente da principal fabricante de minis e superminis, a Digital Equipament Corporation (ou DEC). Você talvez não tenha ouvido falar na DEC (comprada pela Compaq em 1998), mas seu legado continua presente (o Unix foi originalmente criado em um mini da DEC, o líder do desenvolvimento do Windows NT veio da DEC, VT-100 era um terminal da DEC, a lista é imensa).

De certa forma o livro é também o relato de um fim de uma era. Os micros já estavam surgindo e os minis e superminis sairiam de cena ao longo da década de 80.

O livro é escrito por um repórter, Tracy Kidder, que acompanhou o projeto como parte de uma iniciativa de marketing. Ganho merecidamente um Pulitzer pelo trabalho. Se aprofundou no projeto e procurou entender os personagens e as tecnologias. O resultado é uma prosa de alta qualidade, com descrições claras e precisas da tecnologia.

Mas o foco não é tecnologia ou nem mesmo o resultado. É entender as pessoas (a "alma" da máquina). De onde vieram, o que as move o que as perturba. Quando li pela primeira vez este livro estava iniciando a minha carreira e não foi difícil enxergar os meus sentimentos em alguns dos personagens. O livro também popularizou o termo "Teoria de Gerenciamento dos Cogumelos" (mantenha-os no escuro e os alimente com estrume).

A tecnologia certamente mudou e às vezes acho que os projetistas são hoje um pouco mais cínicos e mercenários, mas ainda encontro em mim e em outros um pouco desta "alma".

A leitura original foi em um livro emprestado. A releitura foi na verão digital (Kindle), que tem um preço bem acessível. Eu comprei também a narração (parece que não está disponível na Amazon Brasil). Não é um livro longo e a leitura é muito agradável.

Veredito: Recomendado.

Nenhum comentário: