domingo, outubro 31, 2021

Resenha: A Trilogia Thrawn (Star Wars)

Publicados entre 1991 e 1993, os três livros que compõem a Trilogia Thrawn tem sido bastante mencionados desde o anúncio da terceira trilogia de filmes (muitos afirmam que a trama neles é muito superior à da "trilogia Disney"). Resolvi dar um tempo na minha leitura de livros físicos (e sérios) e verificar.

Livros baseados nos filmes de Star Wars são tão antigos quanto os filmes (a novelização de "A New Hope" foi lançada antes do filme). A Trilogia Thrawn foi escrita por Timothy Zahn em uma época onde o furor da trilogia original já tinha baixado e não existia previsão de novos filmes. O seu sucesso desencadeou uma série de obras que comporiam o "Universo Expandido"; em 2014, após  aquisição da Lucasfilm pela Disney e o anúncio da terceira trilogia, estas obras (incluindo a trilogia Thrawn) passaram a ser chamadas de "Star Wars Legends" (Lendas de Star Wars) e deixaram de ser parte da saga oficial.

Se passando 5 anos após o final de Return of the Jedi, a trilogia Thrawn acrescenta aos personagens principais da série original um conjunto interessante de novos personagens. O principal deles é o antagonista, o Grand Admiral Thraw. É um ótimo vilão (ousaria dizer que bem melhor caracterizado que Darth Vader ou o Imperador, mas livros são bem mais apropriados para isso que filmes). Possui grande inteligência e é um estrategista brilhante; na maioria das vezes consegue prever o que seu adversários irão fazer. Embora não seja cruel ou sádico, não é muito piedoso com seus subordinados e oponentes. O subordinado direto dele é o Capitão Pellaeon, um oficial leal e inteligente (mas não brilhante), cuja visão mais conservadora serve com um perfeito contraponto ao arrojo de Thrawn. Mais recentemente o Grande Almirante foi re-introduzido na saga oficial, aparecendo na série animada Rebels e devendo aparecer na série Ahsoka (atualmente em gravação)

Outros personagens de destaque são Mara Jade, Talon Karrde, Joruus C'baoth e os Noghri. Mara Jade é a que tem mais destaque, com um passado misterioso e uma relação complicada com Luke. Karrde parece ser escrito para cobrir o espaço deixado por Han Solo, que agora é um homem casado e (um pouco) mais responsável. C'baoth se apresenta como um Mestre Jedi, tem um comportamento errático e uma forte inclinação para o lado negro da Força. Os Noghri aparecem inicialmente como letais minions de Thrawn, mas se revelam personagens mais complexos e interessantes.

Os personagens clássicos (Luke, Leia, Han, Chewbacca, Lando e os robôs) são retratados de forma bastante coerente com a trilogia original (ao contrário do que acontece na "trilogia Disney"). Referências bem espaçadas a fatos ocorridos nos filmes ajudam a criar um elo com eles, sem serem pedantes.

Uma pequena "falha" é que o livro foi escrito muito antes da pré-trilogia e não é totalmente coerente com o que é contado neles. Mas deve-se reconhecer que Zahn foi sábio nas suas escolhas e isso minimizou os conflitos.

Ao final do primeiro livro eu já estava fisgado. A leitura do terceiro livro foi bastante frenética, era difícil parar de ler. Os livros foram comprados na versão ebook para o Kindle, comprei junto os audio books da Audible. A narração de Marc Thompson é excelente. As entonações para os personagens clássicos lembra bem as versões cinematográficas e as interpretações para os novos personagens dão uma camada a mais de realidade a eles. Efeitos especiais são bem usados durante a leitura. Os livros estão também disponíveis em português (inclusive descobri que tenho em caso o primeiro volume, deixado aqui pelo meu genro).

A pergunta que sobra é se a trilogia Thrawn poderia ter sido uma base melhor para a terceira trilogia de filmes. Eu acho que sim. Seria necessário, é claro, fazer ajustes para manter a coerência com os "prequels" e toda a transformação necessária para transformar livros em roteiros cinematográficos. Mas acredito que o resultado seria mais fiel aos filmes anteriores, teria uma trama mais interessante e um resultado mais compensador (e deixando aberta a porta para novas continuações).

Veredito: recomendado

Nenhum comentário: