No post anterior vimos um pouco sobre este sensor e um exemplo de uso com o Arduino. Neste post vamos ver como usá-lo com o PiPico, programando em MicroPython.
Tentado ser um pouco mais "pitônico", criei um módulo separado para acesso ao sensor. O código é uma tradução livre para Python do código em C++ da biblioteca da Sparkfun para o Arduino e pode ser visto no meu github: https://github.com/dquadros/PiPicoMMA8452.
A montagem para teste é simples (reparar que o meu endereço default é diferente da biblioteca da Sparkfun e que estamos usando no I2C os pinos default do MicroPython):
O módulo MicroPython contém um pequeno teste que é rodado quando o módulo é executado diretamente. Para isso, com o interpretador de MicroPython carregado na PiPico e a placa ligada ao micro, abra o código do módulo no Thonny e mande executar. Movimentando o sensor durante a execução, você ver informações como abaixo. Para encerrar digite Control C.
Salve o módulo MMA8452.py na placa, abra o demoAcel.py no Thonny e execute. Serão apresentadas no display três barras indicando a aceleração nos três eixos e um quadrado com um ponto para indicar a orientação do sensor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário