domingo, janeiro 17, 2021

Resenha: Robot Programming

 Este é um livro que ficou alguns anos na fila, comprado a partir de uma recomendação on-line. Como o título indica, este livro foca na programação de robôs.


O livro se concentra em uma técnica de programação de robôs autônomos, a "comportamental". A ideia é programar um conjunto de "comportamentos" simples (como "seguir parede", "se dirigir para a luz", "desviar de obstáculo"). Cada um destes comportamentos determina o que deve ser comandado para os atuadores em função da leitura atual dos sensores. Os diferentes comandos são passados para um "arbitrador" que determina qual deles será efetivamente passado para os atuadores. Este processo é continuamente repetido. Esta técnica contrasta com a tentativa de executar antecipadamente um plano e o seguir.

Os exemplos dados envolvem robôs que se movimentam em uma superfície tendo que realizar certas tarefas (como pegar objetos, se conectar a um carregador ou simplesmente percorrer a maior área possível) evitando obstáculos e degraus (ou marcações de perímetro).

Uma coisa que talvez não agrade a todos é o tom acadêmico do livro. Além disso o livro não trata de hardware específico, o capítulo "implementação" se refere à programação de um controlador específico desenvolvido pelo autor (curiosamente ele se refere ao microcontrolador usado como um "AVR", mas é um modelo da ATmel com arquitetura 8051).

Embora não trate da implementação do hardware, o livro discute várias limitações de sensores e mecanismos de tração. 

Não é um livro no estilo "instructables", com receitas prontas para ser seguidas. É um livro sobre técnicas e ideias, cabe ao leitor implementá-las no seu projeto.

Veredito: Recomendado.

Nenhum comentário: