terça-feira, fevereiro 18, 2020

Sonoff Basic: Uma Primeira Olhada

Os aparelhos Sonoff são dispositivos "IOT" (Internet dos Trecos). O Sonoff Basic é a versão mais simples do que eles chamam de "Interruptor WiFi Inteligente". É facilmente encontrado em lojas brasileiras e chinesas e existe na internet uma razoável quantidade de informações sobre ele e como alterá-lo.



Aviso 1: Existem várias versões e revisões do Sonoff Basic, alguns detalhes que vou colocar aqui são específicos para o modelo que eu tenho.

Aviso 2: O Sonoff Basic é ligado na rede elétrica. Existe risco de choques, faíscas, estouros e incêndios se você não souber o que está fazendo. Tome cuidado e não me culpe.

O que faz o Sonoff Basic? Resumidamente é um interruptor controlado via WiFi. Ele é um vendido como um dispositivo para o "consumidor comum", que deve instalá-lo entre a tomada da parede e o aparelho a ser controlá-lo. A partir daí a configuração e controle são feitos por celular, usando um aplicativo do fabricante.

As conexões são feita através de dois conectores com parafuso nas pontas:


A tampa inferior do Sonoff Basic é só encaixada (pode ser que tenha uma etiqueta de garantia nela, o meu nem isto), facilitando o acesso à placa.

O que tem dentro dele? Uma fonte chaveada, um LED, um botão, um relê, uma memória Flash e um ESP 8266.Vejamos alguns detalhes:

  • A fonte chaveada gera a alimentação para a eletrônica a partir da tensão da rede (90 a 250 VAC) na entrada. Portanto você tem que colocar na entrada uma tensão compatível.
  • O LED é bicolor, porém o ESP 8266 controla apenas a cor verde. A cor vermelha é controlada por um acessório opcional.
  • O relê (de 10A) chaveia a fase da rede (L no conector) sob controle do ESP8266. Note que se você trocar fase e neutro na entrada a conexão N na saída estará sempre enegizada ("viva") com risco de choque.
  • A memória Flash contém o firmware do ESP 8266. É uma memória de 1M byte. tem instruções na internet de como trocar por uma de 4M.

É claro que eu não pretendo usar o firmware original, vou querer escrever o meu. Como gravar um outro firmware? Acima do botão pode ser soldado um conector que dará acesso aos pinos necessários (Atenção: em outros modelos este conector está em lugar diferente).


São quatro os pinos que nos interessam: alimentação, terra, rx e tx. Um ponto importante é que o ESP 8266 trabalha a 3,3V, uma tensão de alimentação maior irá torrá-lo. Os pinos rx e tx são para comunicação serial assíncrona e também trabalham a 3,3V (porém suportam 5V). Para programar o Sonoff vamos usar um adaptador USB serial para ligá-lo a um PC. O ideal é um adaptador que trabalhe a 3,3V, mas isto é pouco comum. O jeito é usar um adaptador 5V, tomando o cuidado de alimentar o Sonoff com a saída de 3,3V. É claro que só vamos ligar uma adaptador no conector quando o Sonoff está desconectado de outras coisas.

Para colocar o ESP 8266 no modo programação basta ligá-lo com o botão apertado. Para simplificar isto eu coloquei um interruptor no sinal de alimentação, assim posso deixar o adaptador sempre ligado ao micro.

No próximo post vamos ver como usar este conector de programação com o utilitário esp-tool e com a IDE do Arduino.

Um comentário:

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

To de olho! =D Parabens pelo artigo =)