O computador de bordo da Apollo (AGC) é considerado um marco. Este livro detalha a sua arquitetura de hardware e software e o seu uso na ida e volta à Lua.
Os requisitos de tamanho, peso, consumo e confiabilidade do AGC exigiram expandir os limites tecnológicos da época. Um outro requisito, típico da indústria aeroespacial, foi a estabilidade da implementação. Em outras palavras, apesar da grande evolução dos computadores durante o projeto Apollo, o AGC manteve a sua arquitetura e tecnologia iniciais.
Some-se o fato de ser um computador para uma aplicação bem específica e o resultado é uma arquitetura e uma interface com o operador bastante peculiares.
O livro se divide em quatro grandes capítulos (The AGC hardware, The Executive and Interpreter, The basics of guidance and navigation e Misson programs and operations), mais uma introdução e um epílogo.
A arquitetura, o conjunto de instruções e a operação do ACG são apresentados em grandes detalhes. O estilo do autor (Frank O'Brien) me soou meio estranho (leia-se diferente do usado em livros técnicos sobre arquitetura de computadores) nos dois primeiros itens e um pouco cansativo no terceiro.
Duas coisas que senti falta: um resumo das etapas de uma missão Apollo na introdução e um exemplo comentado de código real do AGC.
Veredito: recomendado para quem quer conhecer melhor o AGC ou se interessa por arquiteturas de computador exóticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário