domingo, março 03, 2019

Livro e Filme: The Sum of All Fears

Sou um fã ocasional dos livros e filmes do agente Jack Ryan. O meu pai tem uma coleção quase completa dos livros e um li uma boa parte deles. The Sum of All Fears (A Soma de Todos os Medos) é um caso um pouco especial, pois é um livro que o meu pai não tinha.

Quando vi no cinema até achei que era um roteiro original. No ano passado o filme passou várias vezes na TV por assinatura (vocês sabem como é, quando resolvem passar um filme ficam martelando por semanas) e eu acabei comprando o eBook. E assim surgiu a ideia de comparar o livro com o filme.

Obs.: spoillers ahead!


O Livro

Talvez surpreenda quem só viu o filme, mas o livro foi o quinto escrito por Tom Clancy e é uma sequência a A Clear and Present Danger (Perigo Real e Imediato). Os livros desta série tem uma forte cronologia, portanto muito do que acontece neste livro está associado ao que aconteceu nos anteriores.

Jack Ryan é vice-diretor na CIA, mas não conta com a simpatia do presidente e tem como antagonista interna a Conselheira de Segurança Nacional. Sobrecarregado de trabalho, Ryan afunda na bebida e vê o seu casamento ameaçado por uma campanha de difamação e até uma "disfunção erétil" (ia ser interessante se o projeto deste filme com o Harrison Ford tivesse ido em frente).

Simultaneamente, Jack Ryan consegue emplacar um plano para promover a paz no Oriente Médio. Isto irrita terroristas palestinos, que se aliam a terroristas alemães e americanos (cada um com as suas motivações) com o objetivo de explodir um artefato nuclear nos EUA e causar uma guerra entre os EUA e a Rússia.


O Filme

O filme é mais um destes reboots que estão em moda neste começo de século. Os três filmes anteriores, apesar da troca do ator (Alec Baldwin fez o primeiro e Harrison Ford os outros dois), seguiam a cronologia dos livros. Este, memso baseado num livro posterior, se apresenta como um novo início para Jack Ryan, agora representado por Ben Afflec. Apesar do relativo sucesso comercial, não engrenou (como era esperado) uma nova série de filmes.

Foram precisos vários ajustes para transformar o roteiro em uma primeira aventura de Jack Ryan. Ryan é aora um analista novato e ainda solteiro. Toda a subtrama envolvendo o presidente e a conselheira foi suprimida.

A bomba é construída por neonazistas ao invés de terroristas palestinos. Esta mudança acabou chamando mais atenção devido ao atentado de 11 de setembro (que ocorreu poucos meses depois do filme ser finalizado).

Veredito

O livro é fortemente recomendado, mas sugiro ler a série em ordem cronológica. A trama realmente prende o leitor, os personagens são bem definidos e existe um cuidado com a precisão que torna tudo mais realístico,

Já o filme é para ver com um balde de pipoca quando passar na TV. Ben Afflec não empolga e o destaque fica para alguns bons momentos dos coadjuvantes.

2 comentários:

Mastigadinho disse...

Olá, tenho alguns livros de Tom Clancy, inclusive este. Compro em feirinhas de garagem, todos usados. Li apenas Caçada ao Outubro Vermelho. Qual seria a cronologia correta? Obrigado e parabéns pelo blog!

Daniel Quadros disse...

Existem duas cronologias possíveis, uma pela ordem de publicação e outra pela cronologia das histórias. Nas lista baixo me restrinjo aos livros escritos isoladamente por Tom Clancy, a partir de 2010 tem livros escritos em conjunto por outros autores.

Seguindo a ordem de publicação: Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos, O Cardeal do Kremlin, Perigo Real e Imediato, A Soma de Todos os Medos, Débito de Honra, Ordem Executivas, O Urso e o Dragão, Coelho Vermelho.

Seguindo a cronologia das histórias: Jogos Patrióticos, Coelho Vermelho, Caçada ao Outubro Vermelho, O Cardeal do Kremlin, Perigo Real e Imediato, A Soma de Todos os Medos, Débito de Honra, Ordem Executivas, O Urso e o Dragão.