domingo, novembro 04, 2018

Crítica: Filed of Dishonor

O quarto livro da série Honor Harrington trás várias surpresas (vou tentar moderar nos spoilers).



Os três livros anteriores pareciam ter mostrado o rumo da série: batalhas espaciais com uma trama interessante por trás e uma heroína vencendo desafios imensos e progredindo na carreira. Isto torna inesperada - e desconfortável - a trama deste volume, que começa diretamente onde o livro anterior parou.

A minha impaciência foi crescendo à medida que fui lendo os capítulos. A primeira metade (talvez os dois primeiros terços) tem um ritmo bem diferente dos livros anteriores, se aprofundando em aspectos ainda não vistos de Honor e a colocando como administradora de uma província em Grayson (planeta que ela defendeu no livro anterior).

É aí que vem o baque, na forma de uma perda pessoal para Honor. A sua busca por vingança é o que move a segunda parte do livro, e consegue prender a atenção do leitor. A resolução é, talvez, mais simples do que o esperado. Mas as suas consequências são profundas, o que aumenta a minha expectativa para o próximo livro.

Veredito

Indeciso. Este livro é inteiramente dedicado ao "desenvolvimento do personagem", com pouca da ação que marcou os livros anteriores. A dúvida é se isto resultará em histórias melhores na continuação da série ou se deveria ter sido resumido a um par de capítulos em uma trama mais dinâmica.

Nenhum comentário: