domingo, setembro 23, 2018

Crítica: The Disappearing Spoon

The Disappearing Spoon (And Other True Tales of Madness, Love, and the History of the World from the Periodic Table of the Elements)  é um livro com curiosidades sobre vários elementos químicos, tendo por pano de fundo a construção e povoamento da tabela periódica.



A tabela periódica dos elementos é fascinante, por retratar visualmente as semelhanças e diferenças entre os elementos. Hoje sabemos que esta distribuição se deve à estrutura atômica dos elementos, mas a tabela começou a tomar forma antes disto ser descoberto. Outra dificuldade era o desconhecimento da existência dos nêutrons, o que levava ao uso dos pesos ao invés dos números atômicos. O peso atômico é a soma de protons e neutrons e pode ser medido mais facilmente. O número atômico é o número de protons, que é igual ao de eletrons e por isso acaba sendo determinante para as características dos elementos. Para completar o desafio, quando a tabela começou a ser construída muitos elementos ainda não eram conhecidos.

O desenho da tabela e a descoberta e o estudo dos elementos envolveu histórias muito interessantes, várias deles com grandes dramas pessoais. Apenas algumas dessas pessoas são (vagamente) conhecidas pelo público em geral (Madame Curie, por exemplo).

O livro é dividido em cinco partes. A primeira é sobre a construção da tabela. A segunda fala da origem dos elementos, o uso dos elementos nas Grandes Guerras, a criação de elementos através da fissão nuclear e a relação com a Guerra Fria. Na parte 3 o livro começa a se aprofundar em alguns elementos e suas propriedades. A parte 4 entra no que o autor chama da "história social dos elementos". Uma série de fatores humanos, como política, ganância, inveja e preconceito, afetou a descoberta dos elementos e os seus descobridores. A última parte fala dos tempos modernos: as baixas temperaturas, estados exóticos dos elementos, os padrões internacionais de medidas e os elementos trans-urânicos.

Embora para mim a leitura tenha sido bem agradável, vi algumas críticas tanto quanto ao excesso como à falta de profundidade. Provavelmente a parte técnica do livro será de difícil compreensão por quem não tenha uma base mínima de conhecimentos de química e muito superficial para quem é estudioso do assunto. Vi também algumas (poucas e pontuais) críticas quanto à precisão dos fatos científicos. A parte mais humana das narrativas é do alcance de todos (e provavelmente mais sujeita a questionamentos).

Veredito: Recomendado.

Nenhum comentário: