domingo, agosto 19, 2018

Crítica: Ice Station Zebra / Estação Polar Zebra

Ice Station Zebra (no Brasil chamado de Estação Polar Zebra) é um livro que eu já li algumas vezes. A primeira foi na infância (em português) e a mais recente foi agora (em inglês) em formato de eBook + audio book.


Ice Station Zebra é um dos três thrillers mais conhecidos de Alistair MacLean (os outros dois eu são O Desafio das Águias e Os Canhões de Navarone, que já comentei por aqui). Não procurei o filme, pois tive grande decepção quando fui ver com o meu pai quando criança, pois a trama era diferente e simplificada.

Os elementos típicos dos livros de MacLean estão aqui. O ambiente exótico da vez é o Ártico, onde a estação meteorológica Zebra foi instalada pelos ingleses. Um violento incêndio na estação gera uma corrida frenética para resgatar os sobreviventes, incluindo o submarino atômico americano Dolphin e o quebra-gelo atômico russo Dvina.

O nosso herói é o misterioso Dr Carpenter, que consegue, após muita insistência, embarcar no Dolphin. Logo no começo do livro conhecemos o Comandante Swanson e os três maiores homens da embarcação: o imediato Hansen, o torpedeiro Rawlings e o operador de rádio Zabrinski (do tamanho e aparência de um urso polar).

Além do problema de não se ter a localização precisa da Estação Zebra (devido às movimentações da calota polar), existe o problema de como o submarino conseguir ultrapassar a barreira do gelo. Um medidor da espessura do gelo é a ferramenta para achar gelo fino ou, com muita sorte, um trecho de mar aberto. Não é surpresa que esta máquina vai quebrar num momento crítico.

A indestrutibilidade do Dr Carpenter começa a se manifestar em uma caminhada suicida contra uma forte tempestade de gelo (uma das melhores partes do livro). Sabotagens colocam em risco o Dolphin e dão a oportunidade do nosso herói mostrar a sua versatilidade. E temos o mistério de descobrir quem é o bandido dentre os resgatados (alguém achou que o incêndio foi um acidente?).

A escrita de MacLean me agrada muito. Suas descrições e diálogos são envolventes e divertidos. A trama toda (apesar de complicada) é bem montada e a solução para o mistério do criminoso é digna dos melhores livros policiais.

O recurso de áudio da Audible foi interessante. Li/ouvi o livro parte no celular parte em um iPad. Em ambos o texto vai sendo marcado enquanto é lido, o que facilita a compreensão e o aprendizado da pronúncia. A qualidade da narração é boa mas não excelente. O leitor procura criar vozes diferentes para cada personagem, mas todas elas me soaram um pouco agudas demais. 

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: