domingo, abril 22, 2018

Crítica: Valeriam Integral Vol 1

Este é um caso daquelas coincidências que tem os seus motivos*. No ano passado aproveitei uma oferta no Comixology e comprei "The City of Shifting Waters", que é a segunda aventura de Valerian. Não me impressionou muito. Este ano meu filho meu deu de presente  "Valerian Integral Vol1", uma edição brasileira que contém as três primeiras histórias da série.


* A promoção no Comixology e a edição brasileira provavelmente estão ligadas ao lançamento do filme "Valerian e a Cidade de Mil Planetas".


Valerian é uma série francesa de quadrinhos, com roteiro de Pierre Christin e desenhos de Jena-Claude Mézières. A premissa original não é das mais sólidas: Valerian é um "agente de espaço-tempo" do século 28 e tem por missão impedir paradoxos causados por viajantes não oficiais. Como outras histórias francesas, foi lançada nos anos 60 como tiras em uma revista e posteriormente migrou para o formato de álbum.

"Os Maus Sonhos" é a primeira história (de 1967) e nela Valerian persegue Xombul, o "superintendente dos sonhos" que roubou uma nave e veio para a Idade Média da Terra. Como é de se esperar de uma primeira história, o traço é ainda é um pouco tosco e a qualidade da arte oscila um pouco. A trama também tem um andar meio trôpego, satisfatória mas sem brilho. Nesta história Valerian conhece Laureline, uma camponesa que será sua companheira nas histórias futuras. Laurenine é bela e tem uma certa independência (mas não o suficiente para evitar críticas atuais de machismo).



"A Cidade das Águas Movediças" (1968) é a história seguinte. Com a releitura ficou mais evidente os pontos que me incomodaram na primeira leitura. A arte é esplendorosa nos cenários, mas os personagens tem um ar de caricatura (com destaque para o cientista com a cara de Jerry Lewis). O roteiro divaga bastante em alguns trechos.



"O Império dos Mil Planetas" (1969) completa o volume, sendo o ponto alto dele. A arte é muita boa, com algumas imagens grandiosas. A trama ainda contém algumas divagações (talvez consequência da publicação seriada), mas está melhor focada que nas histórias anteriores.


A qualidade de impressão da edição brasileira é boa, fico em dúvida quanto à durabilidade da encadernação (uma capa dura cairia bem). O volume possui uma quantidade razoável de material adicional.

Uma fita na capa anuncia em letras grandes "A HQ que inspirou Star Wars e Revolucionou a Ficção Científica". Menos, né? Existem algumas semelhanças visuais ente Valerian e Star Wars (como o biquíni metálico e o herói preso em um bloco), mas as inspirações de Star Wars foram predominantemente outras. Quanto a revolucionar a ficção científica, basta lembrar que Pierre Christin menciona como uma de suas inspirações as aventuras de Blake e Mortimer, que precedem Valerian em três décadas!

Veredito

Uma leitura interessante.

Nenhum comentário: