quinta-feira, abril 26, 2018

Avaliação: Analisador Lógico USB de 8 canais

Mais uma ferramenta para o meu arsenal: um analisador lógico de 8 canais. O modelo que adquiri é "sem marca" (genérico), de baixo custo e com características bem básicas (mas que espero serem suficientes para as minhas brincadeiras com Arduino e processadores antigos).


Um analisador lógico tem uma certa semelhança com um osciloscópio: estamos interessados em analisar o comportamento de sinais ao longo do tempo. Entretanto, ao contrário do osciloscópio, estamos registrando aqui sinais digitais que só podem assumir dois valores: 0 ou 1. Neste modelo as tensões para distinguir 0 e 1 são fixas: abaixo de 0,8V é zero, acima de 2,0V é um, entre estes dois valores ninguém garante nada.

Este analisador simplifica as coisas utilizando um PC para fazer o armazenamento, análise e apresentação dos dados e limitando a captura a 24M amostras por segundo (24MHz).

Eu comprei através do eBay, mas você acha também nos lugares de costume na China (Aliexpress, DX, etc) e aqui no Brasil (Mercado Livre e outros). Na China o preço é inferior a US$10, no Mercado Livre tem por menos de R$50 (fora o frete).

No envelope anti-estático vem o analisador (uma caixinha pequena),  um cabo micro USB e dez conectores do tipo "Dupont".


A etiqueta do meu não tem identificação do fabricante. Alguns modelos à venda tem a identificação Saleae, que é um fabricante americano de  analisadores de melhor qualidade (e preço bem mais alto). Este modelo chinês é um clone de um modelo antigo da Saleae.

É claro que não tem nenhum manual e nenhuma instrução no anúncio. O software precisa ser baixado do site da Saleae e consiste na aplicação de captura (Logic) e o driver.

Eu fiquei um pouco confuso com a indicação CLK na etiqueta. Por enquanto estou ignorando este pino. O software é meio minimalista, sem muitas explicações (ajuda joga para o site).

Tela inicial do Logic
Para um primeiro teste, liguei a três pinos de um Arduino:
  • Saída serial, onde é transmitido continuamente "DQSoft" a 38400bps
  • Sinal PWM com duty cycle de 25%
  • Saída digital que é pulsada no início de cada transmissão serial

O resultado pode ser visto abaixo:


Reparar que eu ativei um "analisador" para decodificar a transmissão serial. O software sabe decodificar outros protocolos além de serial assíncrona:


Os conectores Dupont são adequados para a captura de sinais em uma protoboard, mas para um circuito soldado você vai precisar de algo melhor.

Veredito

Bem básico, mas cumpre o que promete a um preço muito acessível.


Bonus: Uma análise (em inglês), com fotos do interior do analisador.

Nenhum comentário: