terça-feira, maio 23, 2017

Módulo Amplificador e decodificador de MP3

Este é mais destes módulos chineses que eu acho curioso e acabo comprando mesmo sem ter um uso imediato: um tocador simples de MP3.

O módulo é bem pequeno

Procurando um pouco você acha este módulo aqui no Brasil. Por exemplo, no Instituto Digital, uma loja na internet que não costuma fornecer nota e tem um sistema de venda meio esquisito. A descrição neste site parece ser uma tradução mecânica do texto em "engrish".  Você também acha na DX, com descrição igualmente tosca. Aliás, a DX tem também uma versão mais sofisticada, com controle remoto. Este anúncio no eBay tem uma descrição melhor.


A leitura dos arquivos MP3 é feita através de um conector USB (pend drive de até 32G) e um conector micro SD (até 16G). A saída pode ser um fone de ouvido estéreo ou um alto-falante mono. A alimentação (3,7 a 5,5V) é feita através de um conector micro USB ou soldando nos conectores BAT que o cercam.

A minha placa, como a da foto na DX, veio com os CIs lixados. Entretanto, a foto no site do Instituto Digital permite ver parcialmente a identificação dos CIs. Deu para descobrir que o amplificador é um 8002A (aqui o datasheet do 8002), um amplificador mono de 2W.  Não consegui identificar o CI principal, que é um tocador MP3 em um único chip. Se alguém conseguir, coloque nos comentários!

A interface com o operador consiste em quatro botões e um LED. É meio estranho que três destes botões tenham operações distintas conforme é feito um toque curto ou longo:
  • Próxima música ou aumenta volume
  • Música anterior ou diminui volume
  • Toca/pausa ou chaveia entre USB e SD
O quarto botão seleciona o modo de repetição entre música e tudo.

A montagem é um pouco desleixada: os componentes estão ligeiramente tortos.  Para minha surpresa a qualidade do som é boa, tanto com fones como com alto falante (e o volume é bem razoável).

O módulo não me parece muito prático para montagem em uma caixa para usar como um tocador normal: não tem furos para fixação e as teclas são bem baixas em relação aos conectores. Apesar da descrição no Instituto Digital  falar que "o módulo foi projetado para facilitar a modificação", não me parece fácil fazer alguma modificação. Dá para pensar em uma gambiarra para usar um microcontrolador no lugar dos botões, mas o resultado é bem limitado.

Veredito

Barato e funciona. Falta só descobrir um uso.

2 comentários:

INFINITE MARCUS disse...

Olá,

Gostaria de saber se você já fez algum experimento neste módulo para controlar as músicas sem os botões (como a sugestão do microcontrolador que você deu)? Estou fazendo um projeto no qual eu usaria uma placa MPU6050 (que é um acelerômetro + giroscópio) para enviar dados direta ou indiretamente para um módulo de som e a partir desses dados mudar o arquivo de áudio tocado, e estava pensando em usar esse amplificador ai que você testou.

Caso não tenha tido muitos frutos com ele, saberia me recomendar algum possível substituto? O meu projeto em questão seria um sabre de luz (como o da saga Star Wars), e eu realmente estava a procura de peças para reproduzir o som do mesmo.

Att,

Marcus Vinícius

Daniel Quadros disse...

Marcus, não cheguei a controlar externamente o módulo. Para a sua aplicação você poderia tentar gerar o som diretamente com um microcontrolado.