quinta-feira, maio 25, 2017

Conversor de Vídeo GBS-8200

Assim como outros aspectos dos computadores, a forma de conexão de vídeo mudou bastante desde o primeiro computador pessoal. As conexões atuais suportam resoluções altas e quantidades absurdas de cores e permitem imagens praticamente sem interferências. Entretanto, à medida em que novas formas de conexão foram surgindo, formas antigas foram deixando de ser suportadas. Vamos falar rapidamente aqui na placa GBS-8200 que permite conectar alguns padrões bem antigos a um monitor VGA (que, admitamos, já faz está no caminho para obsolescência).

A aparência da placa impõe um certo respeito

Os primeiros computadores pessoais foram projetados para conectar a uma TV comum (de tubo, é claro). Nesta época a única alternativa era gerar um sinal para ser ligado na entrada de antena, ou seja, um sinal de vídeo composto modulado. Um pequeno avanço de qualidade foi pular a parte de RF da TV e usar direto um sinal de vídeo composto (o que levou muita gente a trambicar a TV para poder jogar este sinal no ponto correto do circuito). Nos dois casos as temporizações e a codificação de cor (se usada) tinha que seguir o padrão da TV. Hoje em dia a entrada de vídeo composto ainda está presente nas TVs (e a entrada de antena para o que hoje chamamos de TV analógica, mas não por muito tempo). Portanto estes computadores antigos ainda funcionam ligados a uma TV (tomando o devido cuidado com o padrão de cor).


O avanço seguinte foi usar monitores específicos para computador. Uma interface popular foi o computador enviar sinais digitais de R, G, B e mais um ou dois sinais de sincronismo (são necessários dois sinais de sincronismo, um horizontal e outro vertical, mas eles podem ser combinados em um sinal de "sincronismo composto"). O uso de sinais digitais para as cores limitava as combinações possíveis a oito, um recurso para aumentá-las para dezesseis era acrescentar um quarto sinal de intensidade. Um exemplo do que estamos descrevendo é a saída da placa CGA do IBM PC. Estes monitores não eram internamente muito diferentes de TVs e usavam temporizações semelhantes, o que limitava a resolução disponível. O circuito do monitor era bastante exigente quanto a estas temporizações, um sinal diferente certamente não geraria uma imagem e, em alguns casos, podia danificar o monitor.

Na placa EGA este sistema foi expandido para usar dois sinais digitais para cada cor, permitindo assim 64 cores diferentes. As resoluções também foram aumentadas, alterando as temporizações. Para permitir conectar tanto um sinal CGA como EGA o monitor precisa ser capaz de se adaptar às duas temporizações diferentes.

Por fim, na VGA os sinais digitais de cor foram substituídos por sinais analógicos. Com isto a quantidade de cores passou a depender da resolução do conversor digital analógico da interface de vídeo e da capacidade do circuito e tubo do monitor em apresentar estas cores. As resoluções foram novamente aumentadas. Os padrões SVGA ("super vga") acrescentaram resoluções ainda mais altas. Por algum tempo predominaram os monitores "multisync", capazes de se adequar a várias temporizações e assim suportar CGA, EGA e VGA (olhando somente os PCs IBM).

Nos monitores LCD foi suportada a conexão VGA , porém deixou-se de suportar as temporizações das baixas resoluções dos computadores antigos.

Com isto temos uma quantidade imensa de computadores antigos (e video games) que não são compatíveis com os monitores atuais. É justamente isto que a placa GBS-8200 se destina a resolver, convertendo os sinais antigos para o padrão VGA. A borda inferior da placa possui vários conectores para entrada do vídeo. O manual (que não veio com a placa que comprei mas pode ser baixado daqui ou daqui) dá uma ideia dos padrões aceitos. Os botões embaixo à direita permitem alguns ajustes. A alimentação é feita pelo conector no alto à direita, apesar do silk dizer 5 a 12V, todas as referências que encontrei falam em usar 5V. O fabricante fala para usar uma fonte de 2A, mas vi relatos de que o consumo é apenas de 0,5A.

A saída VGA é o conector no alto à esquerda (tem também um conector de pinos ao lado com os mesmos sinais).

Existem algumas informações sobre esta placa na internet. O que achei de mais interessante está aqui, aqui, aqui e aqui. Um dos artigos recomenda a troca de um capacitor cerâmico da fonte, mas na minha placa o capacitor é SMD.

Por enquanto fiz apenas um teste rápido ligando um Synclair ZX Spectrum +2B na entrada e um monitor LCD VGA velinho na saída. O resultado foi satisfatório, mas apresentou um pouco de ruído. O próximo passo é fazer uma montagem mais limpa, como neste vídeo.

Nenhum comentário: