quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Atari Punk Console

Atari Punk Console é um circuito clássico de geração de sons utilizando dois timers 555. O circuito foi criado por Forrest M. Mims III, inicialmente com o nome "Sound Synthesizer" e posteriormente com o enfadonho nome "Stepped Tone Generator". É com este nome que ele aparece no livro "Timer, Op Amp and Optoelectronic Circuits & Projects", que eu tenho e recomendo para todos os hobbistas. Mas ele ficou famoso com o nome dado pela semelhança de seus sons com os gerados pelo Atari 2600.


O circuito é bastante simples, principalmente usando o CI 556, que encapsula dois 555 em um único integrado. O esquema abaixo vem direto do autor:



O princípio de funcionamento é incomum. O primeiro timer é um oscilador operando em uma frequência audível, selecionado pelo primeiro potenciômetro. A frequência gerada dispara o segundo timer, que opera como um monoestável, mantendo a saída alta pelo tempo selecionado pelo segundo potenciômetro. Uma descrição mais detalhada, em inglês, pode ser vista aqui.

O circuito no livro tem uma pequena diferença em relação ao acima: no lugar de potenciômetros de 1M usa potenciômetros de 500K, segui o valor do livro. A alimentação pode ser qualquer valor entre 5 e 15V, adotei 9V e alimentei com uma bateria (para maior mobilidade). Usei um potenciômetro de 1K para o volume, pois o som ficava muito baixo na maior parte do de 5K. Testei primeiro montando em protoboard:


Para a montagem definitiva, acabei usando uma caixa que sobrou de um antigo projeto de relógio. A caixa acabou influenciando a escolha do alto-falante; eu tinha um de 6 ohms com o tamanho exato para o corte na caixa. A montagem foi feita em uma placa padrão e o resultado final ficou bem simpático. O vídeo abaixo permite ver e ouvir o circuito em funcionamento:


2 comentários:

NoviSlot disse...

Este tipo de montagem (geradores de efeitos sonoros) já foi minha febre nos anos 80. Até hoje ainda tenho 2 CIs SN76477 que na época não tinha condições de fazer a PCI.

Unknown disse...

Sensational! Acho que vou construir um e chamar de Caixa Insuportável.
Minha filha de 5 anos vai adorar.