sexta-feira, dezembro 02, 2016

Onze Anos do Blog

O post tradicional de aniversário, em um ano não muito tradicional do blog.


Uma olhada rápida no "Arquivo do Blog" (ali na esquerda) mostra como a quantidade de posts por ano vem mudando. Após um início na casa dos 70 posts, e me entusiasmei e cheguei aos 183 posts em 2010. Depois teve uma queda e eu estava estabilizando perto dos 100 até este ano. Ainda falta o mês de dezembro, mas ficarei feliz se ficar pouco abaixo dos 70 posts dos primeiros anos.

Uma olhada mês a mês em 2016 mostra que uma oscilação imensa. A verdade é que este ano eu "desencanei" com o blog e deixei ficar longos períodos sem posts no segundo semestre. Parte disso foi forçada por algumas mudanças e acontecimentos na vida particular, mas parte também foi uma queda (temporária?) no meu interesse.

Com tudo isto, o blog parece ter uma ligeira queda nos acessos:

Neste ano tivemos alguns projetos interessantes, embora nem sempre com a conclusão esperada:
  • Em janeiro concluí as minhas brincadeiras com o nRF24L01, terminando um sensor a bateria. O alcance ficou abaixo do que eu esperava, assim como a duração da bateria.
  • Em março documentei um projeto de dezembro: uma lanterna usando uma anel de LEDs. Fiquei bem contente com o resultado e o projeto envolveu até um pouco de assembler de AVR.
  • Em abril foi a vez de um módulo de rádio FM. O meu interesse principal era com RDS, mas fiquei decepcionado com o resultado.
  • Em maio concretizei um desejo antigo e brinquei com a geração de vídeo com microcontrolador AVR. Tem várias coisas que acabei não fazendo e que ficam pendentes.
  • Agosto foi o mês de montar alguns pequenos kits, o que foi divertido.
  • Em setembro eu matei outro desejo antigo e montei duas implementações interessantes de um sinalizador. O furto do hardware ajudou a encerrar prematuramente este projeto.

O que esperar para 2017? Não sei. Continuo com uma lista imensa de projetos e ideias que pretendo tocar e documentar aqui, mas não vou estabelecer nenhuma meta quanto a quantidade ou ritmo de posts.

2 comentários:

-Rick- disse...

Boa Noite Daniel!
Poderia me ajudar? Primeiramente, parabéns aos 11 anos do Blog. Apesar de tudo, só o conheci agora. Bom, gostaria de uma ajuda. Eu gostaria de desenvolver um módulo de som semelhante aos de ursos de pelúcia onde eu tenho um speaker (caixa de som), um botão, um microprocessador já pre-configurado com sons e a fonte (utilizando pilha ou bateria).
Quero criar, por conta própria, uma pequena placa como essa e colocar na memória de um microprocessador (recomendaram PIC, mas desconheço modelos e meio de "jogar" um arquivo na memória do mesmo) por uma extensão .WAV com duração aproximada de 3 minutos. Na internet, encontro somente tutoriais que utilizam Arduino e Shields, cartões de memória SD, arquivos com extensão MP3, etc.
Descobri seu blog através do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Af_8CSEmn8M
Poderia me dar um breve suporte para desenvolver tal proeza? Desde já, agradeço!
Rik

Daniel Quadros disse...

Rick, o seu projeto é relativamente complexo. Três minutos em formato Wav ocupa bastante espaço. Se você usar uma taxa de amostragem de 8KHz (mínimo para voz) e 8 bits de amostra, são 8Kbytes por segundo. Três minutos é quase 1,5M. Você vai precisar de uma memória externa para isto, talvez um cartão SD (mas as rotinas para tratar um sistema FAT32 são complexas). Ler os dados da memória e tocar ao mesmo tempo não será trivial. Para tocar você precisa ter um DAC, o que pode ser feito com resistores. Como ponto de partida, sugiro você dar uma olhada no livro "Make: AVR Programming", o capítulo 18 descreve um "voltímetro falante" que pode ser um ponto de partida.