segunda-feira, abril 11, 2016

Lembranças do Passado

Neste fim de semana precisei dar uma arrumação em um armário que literalmente estourou por excesso de tralhas. Neste post algumas das curiosidades que encontrei, particularmente vários disquetes.




Este primeiro grupo contém alguns utilitários. O Stacker é uma lembrança de um curto período de tempo em que a capacidade dos discos não conseguiu acompanhar a voracidade das aplicações. A compactação veio a ser incorporada ao MS DOS, o que gerou uma pequena batalha jurídica. O Stacker ganhou no tribunal, mas nesta altura o mercado já tinha ido embora. O System Commander resolvia as tendências antissociais dos sistemas operacionais da Microsoft em uma época em que não existiam ainda máquinas virtuais. Sidekick for Windows nunca empolgou como o Sidekick original, mas isto foi em uma época em que eu torcia pela Borland. Idem para o DBase for Windows. O Microsoft Space Simulator foi um presente que eu joguei poucas vezes. O Lotus Organizer era um software muito bacana (segundo a Wikipedia, o líder inconteste até ser ultrapassado pelo Outlook).


Nos tempos do DOS e do Windows 16 bits, todo hardware via com um disquete com drivers, até mesmo os discos rígidos. Destaque para os disquetes da Sound Blaster Pro, a minha primeira placa de som (essencial para jogar Wing Commander).


Mais alguns drivers e alguns softwares para utilizar o modem antes da internet.


A maioria dos disquetes que ainda tenho são de jogos (neste armário tinha só alguns). O Hitchhicker's Guide to the Galaxy foi comprado em uma loja de saldos nos EUA em 89. Os três de cima foram comprados aqui no Brasil (distribuídos pela Brasoft Games). No lado direito os três primeiros Leasure Suite Larry (comprados juntos nos EUA em uma única caixa). A foto não mostra direito como a quantidade de discos foi aumentando a cada versão, mas se você ampliar vai perceber que foram 2, 6 e 8 discos.


Journey foi uma última tentativa da Infocom. Conquests of Camelot naõ teve continuação (apesar do I no disquete). Space Quest teve, é claro, uma longa história. Eu nunca consegui controlar direito os carros do Test Drive III. Passei dias e horas jogando Wing Commander I, que me fascinava com os gráficos VGA e o ótimo som. Turbo Pascal for Windows foi outro investimento meu que não avançou muito. Lembro de ter lido uma boa parte do manual mas nunca ter escrito grandes programas. O MS-DOS 5 é um clássico, no sentido de "The Empire Strikes Back". Após o DOS 3 a Microsoft ficou um tempo perdida em vários projetos e a Digital Research ameaçou avançar sob o MS DOS; a versão 5 acabou com estes sonhos.


Por último, uma coleção de tranqueiras. A placa da Clone é um clone (duh!) da Disk II da Apple. Aquela coisa com logotipo da NEC é uma extensão de cabo americano de telefone (para facilitar ligar um modem). O cartão do Aleph continua dando um aperto no coração. Aquele potinho preto é de filme fotográfico (veja na internet o que é isto). O cupom Super Games Folha é de uma promoção da Folha do ano 2000 (acho). Pagando alguma coisa você recebia um CD de jogo junto com o jornal de domingo. Cada CD vinha com um cupom destes e juntando todos você ganhava um joystick. Na época eu tinha assinatura e o esquema era outro: você pagava um boleto e recebia de uma vez, no final da promoção, os CDs e o joystick. O meu filho não teve esta paciência e a gente acabou comprando os CD na banca, ficando no final com dois joysticks e duas cópias de todos os jogos (alguns eram bons e a maioria eram médios). Por último uma amostra mecânica (leia-se um pedaço de plástico) do então novíssimo cartão SD que eu ganhei em uma convenção da Palm.




6 comentários:

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Turbo Pascal for Windows???? Existiu isso???

Eu não me lembro. Conheci o TP até a versão 3.3 (se não me engano).

Mas deve ter sido um "Delphi" com editor DOS e cheio de chamadas a API do Windows, só o compilado que conseguia rodar sob o Windows. É isso?

Deve ser muito rápido hoje.

Ainda funciona?

Euclides.

Daniel Quadros disse...

Euclides, o Turbo Pascal for Windows tinha uma IDE Windows e a Object Windows Library para encapsular os acessos à API do Windows. Evoluiu para o Borland Pascal e depois Delphi. Deve ser bastante complicado rodar hoje, já que é para Windows 16 bits.

Rodrigo Seron disse...

Amigo, Vc vende alguns destes disquetes de 3.1/2" e 5.1/4"??

Daniel Quadros disse...

Rodrigo: não, são de estimação.

Rodrigo Seron disse...

Ok. Não custava tentar! Hehe

Marcos Velasco disse...

Muito show esses disquetes. Seriam muito bem vindos a meu museu: www.facebook.com/mvsec
Tenho um livro de sua autoria: PC Assembler usando DOS.
Abraços e parabéns.