sábado, abril 23, 2016

Crítica: "Mickey Mouse - March of the Zombies"

Mais um volume com as tiras diárias do Mickey, desta vez cobrindo de 1942 a 1944.



Como os demais volumes da coleção, o acabamento é primoroso e está repleto de extras e artigos. A qualidade da impressão é ótima.

Do ponto de vista de roteiros, temos aqui algumas novidades. Em primeiro lugar, os EUA estão em guerra. Mesmo quando isto não se reflete diretamente na história, existem referências a tíquetes de racionamento e outras mudanças de hábitos. Com a necessidade de economizar papel, em alguns momentos as histórias longas são substituídas por piadas isoladas (gag-a-day). Esta oscilação entre os dois formatos iria continuar ao final da guerra, até as histórias longas serem, infelizmente, abandonadas.

Uma outra mudança é que Floyd Gottfredson deixa de cuidar dos roteiros, cuidando apenas da arte. A partir da metade deste volume Bill Wash passa a assumir os roteiros.

Seguem alguns comentários sobre as principais histórias.

Goofy and Agnes

Talvez a minha preferida no volume, apesar de ser uma história pueril, que gira em torno do Pateta adotar um leão como animal de estimação. Como o título indica, o Pateta é o ator principal aqui. Uma coisa que eu detesto é quando o Pateta é retratado como um idiota ou um palhaço; esta história retrata bem a complexidade do personagem, com direito a se mostrar mais esperto que as autoridades que querem tirar o leão dele. O comportamento de Mickey também merece destaque. Alguns anos antes e seria ele quem pegaria um leão como animal de estimação. Embora agora mais responsável, ele não age aqui como um "sabe-tudo" "caga-regra" - sua principal responsabilidade é com o amigo. Para completar, várias gags, com destaque para a felicidade da Minie ao descobrir que o leão se comporta como um grande gato e pagou o rato (!) que a assustava.

Qual rato horrível, sua camundonga?
 The Black Crow Mistery

Uma história um pouco estranha, que me deu a sensação de ir para uma direção mas foi para outra (o que decepcionou um pouco). Querendo ajudar no esforço de guerra, Mickey e Pateta vão trabalhar como voluntários em uma fazenda onde atos estranhos acontecem. Na linha surreal, Mickey flerta com uma gatinha (com direito a bronca do Pateta).

Masculinidade de Mickey e Pateta em risco
 Working to Win

Uma história curta, que retrata como a guerra levou as mulheres a assumirem tarefas normalmente associadas a homens. Rejeitado como soldado, Mickey tem que trabalhar cercado de mulheres mais capazes que ele.

As coisas só pioram daqui para frente
 The Nazi Submarine

A estreia de Bill Wash é em uma história curta, mais movida a piadas que a roteiro.

A Minie não é bem tratada neste volume

Mickey Mouse on a Secret Mission

Seguindo a linha do confronto direto com os nazistas, uma história mais longa em torno de um avião capaz de ganhar a guerra sozinho. A história oscila entre gags, propaganda, ficção não muito científica e um pouco de aventura clássica do Mickey (com direito ao João Bafo de Onça).

The 'Lectro Box

Esta é uma divertida história alucinada. Mickey constrói uma caixa que produz efeitos incríveis, dos aterrorizantes aos ridículos. Isto garante muitos dias de piadas até entrar em cena o malévolo Dr Grut com seus zumbis.  Após uma curta batalha onde cenas assustadores são aliviadas com boas piadas, a história conclui com uma piada inocente - que foi censurada originalmente!

Criaturas vindas do Brasil são sempre esquisitas.


The War Orphans

Fechando o volume, um mistério diferente. Quem são e de onde vieram as três crianças que aparecem na porta da casa do Mickey? Porque bandidos estão atrás deles?

Veredito

Recomendado, apesar das histórias serem mais curtas e menos coesas do que eu gostaria.

Nenhum comentário: